Fauna

Até o presente são mais de 190 espécies de peixes registradas, 145 de moluscos, 53 de caranguejos e siris, 70 de vermes poliquetas, 28 de ascídias, além de outros muitos grupos que incluem organismos pouco conhecidos da população em geral.

Chelonia mydas tartaruga-verde (Foto: Leandro Zago da Silva)Estudos de levantamento e monitoramento recentes evidenciaram para a Reserva a primeira observação na costa brasileira de uma colônia de pólipos de medusa em seu habitat natural, podendo resultar na ampliação da área de distribuição natural de espécie ou até mesmo no registro de uma nova espécie.

Ainda sobre registros de cnidários para a Unidade, os mesmos estudos evidenciaram a presença de uma forma marinha bentônica desconhecida até mesmo por especialistas do grupo. Semelhante a uma anêmona, muito provavelmente trata-se de uma nova espécie para a ciência.

Outras muitas novas ocorrências para a ciência, como no caso de um anfíbio, seis aranhas, uma alga, entre outros, tendem a se multiplicar com o desenvolvimento de novos estudos, principalmente em relação aos grupos de seres vivos pouco e ainda não estudados na Reserva, como insetos, macroinvertebrados de água doce, vermes, entre outros. É um mundo a ser desvendado e, ao mesmo tempo, protegido.Stegastes variabilis donzela amarela (Foto: Marcelo Kammers)

A importância da Reserva para a conservação da biodiversidade não reside apenas no fato de ser um espaço de mar e terras onde são descobertas novas espécies, pois aquela área também abriga diversas espécies já conhecidas e descritas com algum grau de ameaça por órgãos de governo e instituições internacionalmente respeitadas.

Na área da Unidade ocorrem 22 espécies ameaçadas de extinção relacionadas nas listas oficiais brasileiras, 36 espécies presentes na lista oficial da IUCN (International Union for Conservation of Nature) e 23 relacionadas os anexos da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção). Registradas para a Reserva, sete estrelas-do-mar, um pepino-do-mar, um ouriço-do-mar, um cerianto, duas tartarugas, um crustáceo, três aves marinhas, dois peixes, três cetáceos e uma planta figuram como espécies em risco de desaparecimento, algumas em estado bastante crítico, como o mero.