O Que Fazemos

Conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC,  as áreas naturais protegidas têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Art. 10 da lei 9.985 de 18 de julho de 2000. A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Considerando estes objetivos e as diretrizes estabelecidas institucionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA e pelo Instituto Chico Mendes de Consevação da Biodiversidade - CMBio, através do Plano de Manejo da Reserva Biológica de Sooretama, atuamos no sentido de conciliar a proteção da reserva biológica com projetos e atividades que promovam as pesquisas científicas, a educação ambiental e a visitação supervisionada, de forma a buscar um envolvimento cada vez maior e melhor da sociedade com as Unidades de Conservação.

A proteção da flora, fauna e de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção do equilíbrio climático e ecológico e preservação de recursos genéticos, esse patrimônio representa um importante instrumento para a sobrevivência de muitas espécies, inclusive a humana.

Com base nessas diretrizes a UC utiliza tres áreas básicas como instrumentos de apoio à conservação:

I - FISCALIZAÇÃO

II - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

III - PESQUISA CIENTIFICA.