Quem Somos

12.lagoa macucoO bioma Mata Atlântica abrange uma área territorial de aproximadamente 1.315.000 quilômetros quadrados, estando presente em 17 estados brasileiros. Como a maior parte do seu território esta situado na costa atlântica brasileira o bioma é um dos ambientes mais ameaçados na atualidade, restando menos de 10% da sua vegetação original.

Os estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo possuem seus territórios integralmente inseridos nesse bioma e por esta razão já em 1937 foi criada oficialmente a primeira unidade de conservação do Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia no Estado do Rio de Janeiro.

Nesse mesmo período com a devastação acelerada da floresta atlântica do Espirito Santo, pesquisadores atuantes na região deram inicio as discussões para proteger a biodiversidade capixaba extremamente ameaçada pelo avanço da colonização da região, iniciando-se ai a história da Reserva Biológica de Sooretama, nome dado em função de uma característica adotada pelos indígenas da tribo botocudos que falavam a língua tupi-guarani quando se referiam a região como terra dos animais da mata “soo-retama”.
Ela está situada no centro-leste do estado do Espirito Santo, sendo o mais importante remanescente florestal do bioma Mata Atlântica que no inicio do século passado cobria aproximadamente 90% do território capixaba.

4.Complexo Sooretama
A Unidade de Conservação juntamente com outras áreas naturais contíguas, protegem atualmente em torno de 50.000 hectares da floresta atlântica de tabuleiros, que abrigam nos seus diferentes ecossistemas uma diversidade biológica de valor inestimável e ainda pouco conhecidas.

A unidade adquiriu o status de Reserva Biológica em 1982 com a edição do decreto nº 87.588, de 20 de setembro daquele ano. Até então a área era conhecida como Parque de Refugio e Criação de Animais Silvestres Sooretama. A área atualmente ocupada pela reserva foi constituída por duas áreas, sendo uma pertencente à união (Parque de Refugio Sooretama com 12.250 hectares) e a outra pertencente ao Estado do Espirito Santo (Parque Estadual Barra Seca com 10.000 hectares), que se fundiram para criar a reserva.

A unidade pertence à categoria das Unidades de Conservação de Proteção Integral, definição dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, criado pela lei nº 9.885, de 18 de julho de 2000.

Ainda na condição de parque a unidade era gerida pelo extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal – IBDF, mais tarde sucedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA que geriu a unidade ate 2007.

Em 1999 o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO incluiu a unidade na lista de áreas de excepcional valor ecológico para a humanidade, integrando atualmente a reserva da biosfera da Mata Atlântica.

Em 28 de agosto de 2007 foi sancionada a lei nº 11.516, que criou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, tendo como uma das atribuições à execução das ações da política nacional de unidades de conservação da natureza, referentes às atribuições federais relativas à proposição, implantação, gestão, proteção, fiscalização e monitoramento das unidades de conservação instituídas pela União.