Onildo João Marini Filho

onildoFormação acadêmica:
Bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília – UnB (1991).
Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1996).
Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2002).
Áreas de atuação: Ecologia, Conservação e Manejo de borboletas ameaçadas.
CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/5094260240232256
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Resumé

Analista ambiental e Coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e da Caatinga - CECAT do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Desde 2001 vem se dedicando à elaboração de instrumentos para a conservação de espécies ameaçadas como planos de ação, lista nacional de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção e mais recentemente ao inventário e monitoramento de fauna em unidades de conservação. Foi criador e editor da Série Espécies Ameaçadas e idealizador de vários projetos de grande escala voltados para a conservação da biodiversidade brasileira, incluindo a Rede Nacional de Pesquisa e Conservação dos Lepidópteros - RedeLep. Membro do grupo de especialistas "Butterfly Specialist Group" da IUCN. Conselheiro da Revista Biodiversidade Brasileira.

Desde 2010 vem coordenando um projeto de larga escala (SISBIOTA/RedeLep Nº 563332/2010-7) que congrega diversas instituições de pesquisa brasileiras e já possui mais de 70 pesquisadores de diversos grupos dentro e fora do Brasil (49 estudantes e 21 pesquisadores no Brasil e 10 pesquisadores estrangeiros), Rede Nacional de Pesquisa e Conservação de Lepidópteros. Coordena os temas transversais "manejo de paisagem" e "avaliação do status de conservação de polinizadores" no âmbito do Projeto Polinizadores. Coordenador do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Lepidópteros (Freitas & MARINI-FILHO 2010).