Educação Ambiental

A Educação ambiental, no âmbito de uma unidade de conservação, é utilizada como um instrumento que contribui para compartilhar informações e percepções e, assim, promover e ampliar o diálogo entre as diferentes instâncias em uma atuação conjunta comprometida com a missão de uma unidade de conservação.
mostra foto arte museu unemat2Para viabilizar os objetivos de educação ambiental da ESEC, são desenvolvidas atividades que buscam a sensibilização, valorização, mudança de paradigmas e comportamentos que efetivem as práticas relacionadas à preservação e conservação do meio ambiente.
No segundo semestre de 2009 foi realizada a Mostra Foto Arte Ambiental da Estação Ecológica de Taiamã, de autoria do analista ambiental Daniel Luis Z. Kantek, no Museu de Antropologia, Etnografia, Arqueologia, Paleontologia e Espeleologia da Universidade Estadual do Mato Grosso. Este foi o ponto de partida para as demais exposições, solicitadas por diversas instituições de ensino deste e de outros estados, além da participação em eventos como o Festival Internacional de Pesca/ FIP/ Cáceres/ MT, cujo objetivo principal foi o de sensibilizar as pessoas quanto à importância das mostra foto arte museu unematunidades de conservação e a necessidade de se preservar a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros, como o Pantanal, onde se localiza a ESEC.

A ESEC também fomenta um contato maior com entidades turísticas e pescadores profissionais da região, através da realização de apresentações sobre legislação ambiental, boas práticas da pesca amadora, além de apresentações sobre temas ambientais para instituições parceiras como a Polícia Militar Ambiental de Cáceres/MT, UNEMAT e escolas técnicas.