if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
O CENAP é um centro de pesquisa, manejo e conservação de espécies de mamíferos carnívoros que ocorrem no País. Seus projetos tem abrangência nacional.
Foi criado pelo IBAMA em 1994 com o intuito de estimular, coordenar e desenvolver atividades de manejo, pesquisa e conservação, a nível nacional, com as espécies de mamíferos carnívoros. Atualmente é integrante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, autarquia federal criada à partir da reestruturação do IBAMA.
EQUIPE
"Promover, por meio da gestão e produção do conhecimento, a conservação e manejo dos mamíferos carnívoros brasileiros"
O CENAP foi criado pelo IBAMA em 1994 a partir da expansão das atividades do Projeto Carnívoros do Iguaçu. Este projeto, coordenado pelo biólogo do IBAMA Dr. Peter Crawshaw Jr., estava em andamento desde 1990, com o objetivo de estudar a ecologia e indicar estratégias de conservação para os carnívoros do Parque Nacional do Iguaçu – PR, principalmente onças-pintadas e jaguatiricas.
Durante o desenvolvimento do projeto, devido às diversas demandas que chegavam no IBAMA sobre questões relativas aos carnívoros brasileiros em todo o território nacional, as atividades do Projeto Carnívoros do Iguaçu foram se expandindo por todo o Brasil. Desta maneira, foi se configurando a necessidade da criação de uma unidade específica dentro do IBAMA para centralizar estas ações.
Assim, através da Portaria nº 78 de 27 de julho de 1994, foi criado o Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais – CENAP.
O CENAP tem sua sede definitiva em Atibaia, região estratégica, pois é um epicentro onde se localizam outros grandes centros de pesquisa parceiros do CENAP e onde tem a facilidade de dois aeroportos internacionais de onde partem vôos em grande número para todas as regiões do país.
Em 2007 à partir da reestruturação do IBAMA, o CENAP passou a integrar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal ligado diretamente ao Ministério do Meio Ambiente, criada para gerenciar as unidades de conservação federais e os centros de pesquisa.
Em julho de 2010 o CENAP/ICMBio mudou para sua sede definitiva que conta com escritórios, laboratórios, anfiteatro e biblioteca, situada na Estrada Municipal Hisaichi Takebayashi, 8600, Bairro da Usina, Atibaia/SP.