Flona São Francisco de Paula tem Encontro de Educadores

A Floresta Nacional de São Francisco de Paula (RS),em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, promoveu o II Encontro de Educadores na Flona, realizado nos dias 20 e 21 de julho.

O evento teve como objetivo despertar nos educadores a inclusão das unidades de conservação em atividades pedagógicas, buscando a aproximação e interação da comunidade escolar com a UC. O diferencial desta segunda edição foi o público-alvo, formandos do curso de Pedagogia no Campo da UFPEL, educadores que trabalham ou irão trabalhar direta ou indiretamente com as comunidades de entorno das unidades de conservação, inclusive do entorno da Flona. No ano passado houve educadores com atuação na cidade e no campo de vários municípios, o que foi importante, pois a região possui várias UCs, em todas as esferas.

Este ano, com os educadores da UFPEL, procurou-se aprofundar os questionamentos, com várias dinâmicas. A última, por exemplo, foi a construção da "árvore dos sonhos", dinâmica que visava discutir qual a escola e/ou comunidades dos sonhos do grupo, e qual o papel de cada um na realização destes sonhos.

Este momento de reflexão foi importante para se estabelecer a relação do meio em que vivemos e os anseios da sociedade, de forma crítica e construtiva, com exemplos concretos. Fatos e situações que os educadores relatam, tão próximos das UCs, mas que muitas vezes desconhecemos, assim como a maioria da comunidade escolar ainda desconhece o papel das UCs.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 257 - DCOM / ICMbio