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Pela primeira vez no Brasil uma unidade de conservação federal elaborou Projeto Político Pedagógico (PPP) próprio voltado ao desenvolvimento de capacidades para melhor implementação da gestão territorial e da biodiversidade. O ineditismo é da Floresta Nacional (Flona) de Tefé, da Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio (COEDU/CGSAM/DISAT) e do Departamento de Educação Ambiental do MMA (DEA/SAIC/MMA) que aprovou o documento na última reunião de seu Conselho Consultivo.
"O documento orienta como devem ser feitas as ações de educação formal e não formal na Flona e consiste em três eixos: situacional (diagnóstico da região), conceitual (referências e diretrizes) e operacional (planejamento para sua execução). Sua elaboração foi resultado de oficinas participativas com lideranças comunitárias e instituições locais, realizadas de março a junho. Essa ação é uma estratégia da Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio em articulação com o Departamento de Educação do MMA e contou com apoio dessas duas instâncias de Educação Ambiental do Governo Federal."
Para Francisco Falcão, presidente da Associação de Produtores Agroextrativistas da Flona de Tefé e Entorno (Apafe), "o documento ficou bom e condiz com a realidade da unidade de conservação", no entanto, ele "espera que a Flona tenha mais apoio financeiro para de fato o planejamento ser executado, trazendo melhoria de vida para as comunidades ribeirinhas".
DIVULGAÇÃO DE PUBLICAÇÕES
Ainda na reunião do conselho, a equipe do Núcleo de Estudo Geografia e Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEGA-UFRGS) apresentou três livros com temas relacionados à Flona de Tefé, que foram elaborados com recursos de um edital do CNPq para popularização da ciência.
O primeiro apresenta uma sistematização do conhecimento relativo à Flona de Tefé a partir de quatro temas: história, natureza, trabalho e modo de viver. ( Veja o Livro AQUI ) . Já a segunda publicação é uma história criada para as crianças das comunidades, chamado "Boyrá e o Menino". No livro, o peixe-boi Boyrá e o menino deparam-se com a retirada ilegal de madeira da floresta e organizam-se para mostrar aos serradores uma outra forma de olhar a floresta, buscando sua conservação.
O terceiro livro é destinado aos professores das escolas da UC e apresenta 50 propostas de atividades pedagógicas que poderão ser desenvolvidas com os dois livros anteriores. São proposições que valorizam o lugar onde vivem os estudantes e seu modo de vida.
Buscando a plena utilização destes materiais nas escolas das comunidades, o grupo NEGA também apresentou uma proposta de formação para professores que atuam na Flona. A sugestão contribuirá com o efetivo uso dos materiais produzidos para a melhoria da educação básica nas escolas e, deste modo, colocará o plano de ação do PPP em execução.
"Temos planejamento definido, material para uso nas escolas e a possibilidade de dar continuidade e fortalecer parcerias com diversas instituições. O desafio agora é a execução do PPP, principalmente no que tange a captação de recursos financeiros", comenta Rafael Rossato, analista ambiental da Flona de Tefé.