Campanha amplia alcance da conservação ambiental

Com a temporada reprodutiva de 2012/2013, os resultados da campanha Nossa Praia é a Vida, do Tamar, continuam a aparecer nas áreas de desova e de alimentação e descanso das tartarugas marinhas no litoral. As ações se desenvolvem nas praias de influência das bases do Tamar na Bahia, em Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), no Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Florianópolis.

São ações de informação, sensibilização e educação ambiental direcionadas a diversos setores sociais, especialmente usuários das praias e comerciantes estabelecidos no entorno, para que a luta pela conservação das tartarugas marinhas ganhe novos aliados e parceiros, de modo que essa mensagem alcance o maior número possível de pessoas.

As atividades são adaptadas às diferentes situações de uso de praia e ao perfil do público, com a finalidade de mitigar impactos que comprometem as fases do ciclo de vida desses animais. Na Bahia, por exemplo, há esforço especial voltado à iluminação, por conta da presença de inúmeros condomínios nas praias de desova, e para fazer cumprir a lei que proíbe o tráfego de veículos, sobretudo os quadriciclos.

Atualmente, a qualidade ambiental no litoral norte baiano é consideravelmente melhor, principalmente porque os condomínios estão adequando a iluminação às indicações do Tamar, numa ação que conta com a participação de usuários das praias, seguranças, inquilinos e proprietários de casas em condomínios.

Em Sergipe, desenvolvem-se ainda, há quatro temporadas, duas campanhas: SOS Ninhos, dirigida à preservação dos ninhos e sua manutenção nos locais originais de postura; e Carro na Praia Não é Legal, que informa sobre os riscos também para as tartarugas do tráfego de veículos nas praias, além das pessoas.

Na base de Fernando de Noronha (PE), o programa Nossa Praia é a Vida também acontece durante o ano todo, tendo como principal atividade aproximar os visitantes do trabalho de campo do Tamar, incluindo marcação e recaptura de tartarugas marinhas. Em todos os estados, de acordo com as características e necessidades de cada lugar, as ações de sensibilização realizadas nas praias são semelhantes. Incluem abordagem educativa dos banhistas; soltura de filhotes e tartarugas reabilitadas; instalação de placas informativas; distribuição de folders e instalação de cartazes em bares e barracas de praia, além de anexar material informativo aos cardápios de bares e restaurantes.

No Espírito Santo, entre outras ações, há trilhas ecológicas e limpeza de praias. Já em São Paulo, durante a temporada de verão na base de Ubatuba os turistas ajudam a monitorar as praias, interagem e aprendem sobre esses animais ameaçados de extinção. Tanto lá como em Florianópolis, há soltura de tartarugas marinhas além de atividades especialmente pensadas para crianças e adultos.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 238 - DCOM / ICMbio