Curso gera projetos de Educação Ambiental

Em março, a Coordenação de Educação Ambiental concluiu, nas instalações da Acadebio, o momento presencial 2 do II Curso de Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade. O curso, com um total de 286 horas/aula, teve seu início em outubro de 2012.

Sua programação inclui duas etapas presenciais e outras à distância, com o comprometimento dos participantes de realizarem, em grupos, uma ação educativa junto às atividades de gestão de sua região, como exercício prático para aplicação dos conteúdos trabalhados.

O objetivo do curso é promover a formação de educadores, entre servidores, comunidades e parceiros institucionais, com a finalidade de desenvolver ações educativas junto aos processos de gestão da sociobiodiversidade, tais como os conselhos de UC, planos de manejo participativos, construção de termos de compromisso com populações residentes e/ou usuárias de UC, manejo de espécies, entre outros, com vistas ao fortalecimento dos espaços democráticos na gestão ambiental pública e ao desenvolvimento de uma educação ambiental comprometida com o exercício da cidadania, a conservação dos recursos naturais, a proteção da sociobiodiversidade e a melhoria das condições da qualidade de vida das populações envolvidas.

Inserida na concepção da "Educação no Processo de Gestão Ambiental", esta etapa do curso tratou de temas da prática pedagógica, baseados na concepção educativa do educador brasileiro Paulo Freire, além de elementos teórico-práticos da construção do ato pedagógico, com estudos dirigidos em grupo, assim como da apresentação de experiências concretas da prática educativa na gestão ambiental do ICMBio por servidoras com comprovada experiência educativa na gestão pública da biodiversidade.

No último módulo do curso, foram elaborados os planos de ensino aprendizagem de dez ações educativas a serem executadas no contexto do local de atuação dos cursistas, que tiveram por base uma problemática ambiental identificada no contexto da gestão.

A execução dessas ações contemplará a última etapa do curso, denominada de enriquecimento prático, e deverá ocorrer até o final de 2013 com apoio financeiro da Coordenação de Educação Ambiental - Coedu e do Pnud, e contará com o apoio pedagógico da equipe docente, presencial e à distância, na sua construção e execução.

Para Fabiana Prado, coordenadora da Coedu, a segunda edição do curso de educação ambiental na gestão pública da biodiversidade representa a consolidação da estratégia da Coedu em investir na formação de servidores, aumentando o quadro de educadores na Instituição, para que possamos atuar em direção ao fortalecimento dos atores sociais envolvidos na gestão da biodiversidade, com o objetivo de diminuir as assimetrias de poder de intervenção e qualificar a participação nessa gestão.

Fonte: ICMBio em Foco, edição 239 - DCOM / ICMbio