Floresta Nacional de Ipanema

Criada no dia 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, e seu aniversário de 20 anos coincide com a Conferência Rio+20. A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.

Abrigando hoje cerca de 75 espécies de mamíferos, 354 espécies de aves, 27 espécies de répteis, 38 espécies de anfíbios e 37 espécies de peixes, a heterogeneidade ambiental da Floresta Nacional de Ipanema ganha maior importância por se situar numa área de tensão ecológica, entre Cerrado e Mata Atlântica. 

A Flona também guarda testemunhos da história, com sítios arqueológicos anteriores à chegada dos colonizadores, que estão protegidos pela mata densa do Morro Araçoiaba, um fenômeno geológico, de formação vulcânica, com grande diversidade mineral, sendo a magnetita o minério predominante e utilizado para a fabricação de ferro na Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, criada por D. João VI, em 1810, mas conhecida desde o século XVI, quando a expedição de Afonso Sardinha e seu filho resultou na construção de duas forjas, em 1589, reconhecidas pela Associação Mundial de Produtores de Aço como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano. 

Desde 2009 a Flona de Ipanema abriga as instalações da Academia Nacional da Biodiversidade - Acadebio.

VISITAÇÃO

A Floresta Nacional de Ipanema  está aberta de terça feira a domingo, com entrada das 8h às 15 horas e permanência até as 17 horas. Não é permitida a entrada com pets e outros animais domésticos. É cobrada uma taxa de ingresso no valor de 14 reais e o pagamento deve ser feito somente em dinheiro (não aceitamos cartões ou PIX). Este valor dá acesso ao Sítio Histórico, diversos percursos autoguiados para caminhadas ou passeios de bicicleta, vias para praticantes de escalada, espaços expositivos, áreas com quiosques para piquenique e parquinho infantil (não é permitido fazer churrasco nem consumir bebidas alcoólicas). Para caminhadas em trilhas no interior da mata é necessário contratar um condutor de visitantes. 

Para conhecer mais sobre os atrativos e atividades, acesse o nosso Guia do Visitante.

Contatos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e (15) 3266-9099

Siga @flona_ipanema no Instagram para não perder nenhuma novidade e aviso.