

Floresta Nacional de Ipanema
Criada no dia 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.
Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, e seu aniversário de 20 anos coincide com a Conferência Rio+20. A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.
CONTATOS: Telefone do Centro de Visitantes: (15) 3266-9099
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta feira, em horário comercial)
SITE DA FLONA DE IPANEMA - http://www.icmbio.gov.br/flonaipanema
Galeria de imagens (créditos: Acervo NGI ICMBio Iperó):

Quando Ir
A Floresta Nacional de Ipanema pode ser visitada o ano inteiro, de terça a domingo, com entrada das 08h00 às 15h00 e saída até 17h00, para visitas espontâneas e visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados.
A área é fechada ao público às segundas feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro.

Como Chegar
A Floresta Nacional de Ipanema localiza-se no interior do estado de São Paulo, a 120 km da capital. Fica a aproximadamente 15 km da cidade de Sorocaba.
Não existem linhas de transporte público até o interior da área. É possível chegar de taxi e transporte por aplicativos, porém existe dificuldade para sair da área usando essa forma de transporte.
Os dois principais acessos à Flona são pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1 - coordenadas geográficas 23º 25' 24" S / 47º 35' 45" O), ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra (entrada pela Portaria 2 - coordenadas geográficas 23º 27' 24" S / 47º 35' 30" O).
Clique nos links abaixo (plus codes) para obter as localizações das duas portarias de acesso no Google Maps:
Portaria 1 (Iperó): HCG3+JJ (estrada de terra em más condições até a entrada da Floresta Nacional)
Portaria 2 (Araçoiaba da Serra): GCV5+56
Link para a localização geral da Flona no Google Maps: Flona de Ipanema - Localização.

Ingressos e serviço de condução de visitantes
A Floresta Nacional de Ipanema está aberta à visitação de terça a domingo, com entrada das 08h00 às 15h00 e saída até 17h00, para visitas espontâneas e visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados.
Ingressos:
O valor do ingresso, por pessoa, é de R$ 10,00 (dez reais). Crianças até 11 anos e adultos a partir de 60 anos são isentos do valor pagamento de ingresso, assim como pessoas com deficiência e instituições de ensino que agendaram previamente a visita e tiveram seus pedidos de isenção aprovados.
Atenção: O pagamento é aceito somente em dinheiro (espécie). Não aceitamos cartões ou pix
TODOS OS VISITANTES DEVERÃO PREENCHER O TERMO DE RECONHECIMENTO DE RISCOS, DISPONÍVEL NO CENTRO DE VISITANTES. Caso queira trazer o documento já preenchido, o que diminuirá o tempo de espera para atendimento no dia da visita, clique no link abaixo:
TERMO DE RECONHECIMENTO DE RISCOS PARA VISITANTE
Realização de ensaios fotográficos
Serviço de condução de visitantes
O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento a Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio.
Recomendamos que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema. Segue abaixo link com informações e contatos:
CONTATOS DOS CONDUTORES DE VISITANTES AUTORIZADOS PELA FLONA DE IPANEMA
A Floresta Nacional de Ipanema estabelece as normas para visitação e para autorização dos condutores, mas não interfere nos valores cobrados por eles. Em caso de avaliações positivas e reclamações sobre o serviço prestado, pedimos que seja enviado um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta feira, em horário comercial)
Agendamento de grupos e escolas
Clique AQUI para acessar informações sobre os procedimentos para agendamentos de grupos e escolas e para pedidos de isenção de pagamento de ingressos.
Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe do Centro de Visitantes da Flona de Ipanema, pelo telefone (15) 3266-9099 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta feira, em horário comercial).
O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento à Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio.
Recomendamos que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema (contatos na seção anterior).

Atrativos
As atividades de visitação realizadas na Flona de Ipanema têm nos fatos históricos seu principal eixo temático e normalmente são associadas às visitas aos monumentos do Sítio Histórico. Essas atividades são complementadas com percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques e parquinho infantil.
A Flona também oferece quatro percursos auto guiados para ciclismo, corrida e caminhada: Morro Araçoiaba (20km); Rio Ipanema (15km), dos Jequitibás (10km) e da ACADEBio (5km). Neles o visitante terá a possibilidade de, além de praticar atividade física ao ar livre, observar a vida silvestre, áreas florestais em regeneração natural e induzida, vegetação de mata atlântica e de cerrado, afloramentos rochosos, o Monumento a Varnhagen, plantios de eucalipto, lagos artificiais, mata ciliar dos rios Verde e Ipanema, Represa Hedberg e demais paisagens do Sítio Histórico.
Baixe o conjunto de QRCodes para abrir os traçados dos percursos auto guiados (é necessário ter instalado o aplicativo Strava, disponível para sistemas Android e iOs).
Atualmente há duas áreas específicas de visitação na Flona de Ipanema dentro dos limites da Zona de Uso Público:
- Sítio Histórico, e
- Área de Lazer.
As demais áreas de visitação estão localizadas em áreas classificadas como Zona Primitiva. São elas:
- Trilha Afonso Sardinha,
- Trilha Fornos de Cal,
- Trilha Pedra Santa,
- Monumento a Varnhagen.
Trilha Afonso Sardinha (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
As ruínas dos Fornos de Afonso Sardinha podem ser visitadas através do percurso de caminhada da trilha que recebe seu nome. A trilha, de 1.600 metros de extensão, acompanha um trecho do Ribeirão do Ferro em meio à Mata Atlântica e é considerada fácil.
Trilha Fornos de Cal (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
Da trilha Afonso Sardinha sai também a Trilha Fornos de Cal(1.500 m de extensão), que passa por riachos e trechos de Mata Atlântica. É possível visitar, durante o passeio, as ruínas dos fornos de cal do século XIX. A trilha é de nível médio de dificuldade.
Trilha Pedra Santa (obrigatório o acompanhamento de condutor autorizado)
A Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen podem ser visitados através do percurso de caminhada da Trilha Pedra Santa, com um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros de extensão. Apesar de poder ser acessado por rota alternativa, inclusive de carro (com acompanhamento de condutores de visitantes), o Monumento à Varnhagen é o ponto final da Trilha Pedra Santa, sendo visitado em seu percurso. A trilha é considerada de nível médio de dificuldade.
O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas e na trilha histórica, na Vila de São João de Ipanema, podem ser feitos individualmente ou com acompanhamento de condutor de visitantes.
A Floresta Nacional de Ipanema estabelece as normas para visitação e para autorização dos condutores, mas não interfere nos valores cobrados por eles. Em caso de avaliações positivas e reclamações sobre o serviço prestado, pedimos que seja enviado um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Todas as atividades partem obrigatoriamente do Centro de Visitantes e as visitas raramente se restringem a uma única área, em função da proximidade entre elas e do tempo destinado as atividades.
Sítio Histórico Devido a localização e apelo visual, o Sítio Histórico, mesmo que não seja percorrido em toda a sua extensão, e nem mesmo seja a motivação original do visitante, é uma área de visitação obrigatória durante sua permanência na UC. O Sítio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema reúne construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (período de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello - fornos de carvão, tipo "colméia"). |
As delimitações atuais do Sítio Histórico dentro da Zona de Uso Público incluem os seguintes monumentos e edificações:
- Alto Forno Mursa
- Altos Fornos Geminados
- Antiga Sede Administrativa
- Casa da Guarda
- Casa das Armas Brancas
- Cruz de Ferro
- Depósito de Arreios
- Fornos de Carvão
- Ponte Articulada
- Relógio de Sol
- Represa Hedberg
- Oficina de Modelagem
- Engenho de Serrar e
- Cemitério Protestante
Vale ressaltar que o Cemitério Protestante não se localiza próximo ao conjunto descrito, seu acesso é feito via uma das Zonas de Recuperação, que divide a Zona de Uso Público, distante aproximadamente 1,5 km do conjunto principal do Sítio Histórico.
Escalada
Os cinco setores de escalada possuem grau de dificuldade crescente e são destinados à quem já pratica a atividade. Não dispomos de condutores autorizados para prática de escalada. Todos os escaladores e escaladoras a partir de 18 anos devem realizar o cadastro por meio do formulário eletrônico. No caso de menores de idade, é preciso de autorização dos pais ou outro responsável legal e assinatura um Termo de Responsabilidade específico - se for o caso, solicite-o à equipe do Centro de Visitantes (maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Todas as informações sobre os setores e vias de escalada, além de normas da Floresta Nacional e de segurança da atividade podem ser encontradas no guia específico para esta atividade. Clique aqui para fazer o download.

O Que Fazer
Na Flona você poderá fazer:
- Caminhadas guiadas em trilhas na mata, com patrimônio histórico e arqueológico.
- Caminhada, corrida pedestre e passeios de bicicleta nos percursos autoguiados.
- Visita aos edificios históricos e monumentos (veja em Atrativos).
- Visita a exposições temporárias e permanentes.
- Piquenique nas áreas de lazer.
A Flona de Ipanema possui dois portões de acesso, nos quais o visitante é instruído a se dirigir diretamente ao Centro de Visitantes, antes do início do passeio.
O Centro de Visitantes oferece estacionamento para veículos, acesso a sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fraldário, bebedouro de água filtrada e área de descanso.
A Flona possui cinco quiosques cobertos na Área de Lazer. Os quiosques possuem mesa para lanches e torneira. O uso dos quiosques é livre e não é possível a reserva dos mesmos. Nos quiosques não há churrasqueiras e não é permitido utilizar churrasqueiras portáteis.
O acesso e a circulação entre os monumentos são feitos por via pavimentada ou por áreas gramadas. Há áreas de estacionamento no Centro de Visitantes e próximo à Casa das Armas Brancas.
Para o atendimento das necessidades dos visitantes, o Sítio Histórico conta com sanitários masculino e feminino, instalados na Antiga Sede Administrativa e na Área de Lazer, próximo aos quiosques.
Vista do Monumento a Varnhagen - Foto: Marcelo Afonso

Orientações
Pedimos a atenção para as seguintes orientações:
Por ser uma área natural protegida por lei, a visitação na Floresta Nacional de Ipanema (Flona de Ipanema) deve ser feita de acordo com um conjunto de normas que contribuem para que sua visita seja agradável e segura, com respeito ao ambiente, aos outros visitantes e às pessoas que trabalham e residem na Flona de Ipanema.
Durante seu passeio, pratique a conduta consciente em ambientes naturais e siga as normas de visitação definidas no Plano de Manejo da Flona de Ipanema.
- Logo que entrar, dirija-se ao Centro de Visitantes para obter informações e realizar o pagamento do ingresso ou receber a isenção por faixa etária. Grupos que solicitaram previamente a isenção do pagamento do ingresso devem ir ao Centro de Visitantes para concluir o processo de isenção;
- Qualquer atividade em ambientes naturais possui algum risco e cada pessoa é responsável pela própria segurança. Por isso, ao visitar a Flona de Ipanema, todos os visitantes assumem totalmente os riscos que acompanham prática de atividades esportivas e de lazer, tanto no que se refere à sua segurança e integridade física quanto à integridade dos atributos ambientais e históricos e das demais estruturas existentes nesta área protegida.
- A entrada com animais domésticos é proibida, com exceção de cães-guia;
- É proibido pescar e nadar nos rios, lagos, riachos e demais corpos d'água;
- É proibido fumar, fazer churrasco, acender fogueiras ou adotar qualquer outro comportamento que possa causar incêndios;
- Veículos automotivos apenas podem circular e estacionar nas vias e áreas autorizadas. A velocidade máxima permitida é de 40 Km/h. Trafegue sempre com cuidado, pois as estradas internas abertas ao público são utilizadas também por pedestres e ciclistas, além dos animais silvestres;
- As caminhadas e os passeios de bicicleta devem ser realizados apenas nas estradas e percursos indicados para visitação - respeite os avisos de acesso restrito;
- A permanência fora dos períodos normais de visitação é autorizada em casos especiais e a solicitação deve ser feita com antecedência;
- É possível tirar fotografias nas áreas abertas à visitação, para uso particular; o uso de imagem da Flona de Ipanema para fins comerciais necessita de autorização;
- É proibido caçar, cortar a vegetação para qualquer finalidade, retirar plantas e amostras de rochas e outros minerais;
O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal. A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas. Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento a Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio. Recomendamos que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema.
Regulamentos e normas relacionados à visitação na Flona de Ipanema:
1. Plano de Manejo da Floresta Nacional de Ipanema: Volume 1 - Diagnóstico / Volume 2 - Planejamento
2. Instrução Normativa ICMBio nº 02/2016: Condução de Visitantes.
3. Portaria MMA nº 366/2009: Cobrança de ingressos e Termo de Reconhecimento de Riscos.
4. Portaria ICMBio nº 615/2021: Atualiza a tabela de cobrança de ingressos de acesso às unidades de conservação federais.
