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Unidade de Conservação:
ESEC DO TAIM
Autores:
Henrique Horn Ilha, Caio Einchenberg, Ellen Lima, Vinicius Bacelo
Contatos:
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Biomas:
Marinho Costeiro
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Arquivos Disponíveis | Ficha resumo, fotos e carta imagem |
Objetivo |
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A Estação Ecológica do Taim recebe denúncias de ilícitos ambientais de toda a região do Taim e arredores, por ser a única estruturado SISNAMA presente na área e por ter um histórico de resposta às denúncias encaminhadas desde a época em que era administrada pelo IBDF, passando pelo IBAMA e atualmente através do ICMBio .As denúncias não eram estruturadas em um banco de dados digital, desta forma os cidadãos tinham dificuldade em acompanhar o status de suas solicitações, gerando uma falta de confiabilidade nesta relação. Implantar um sistema de recebimento e acompanhamento de denúncias que chegam à Estação Ecológica do Taim. |
Desenvolvimento |
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Inicialmente foi elaborada uma planilha contendo a origem da denúncia, se efetuada por telefone, pessoalmente, etc., identificação do servidor que a recebeu, data e hora do recebimento, tipo de ilícito e providências encaminhadasInicialmente foi elaborada uma planilha contendo a origem da denúncia, se efetuada por telefone, pessoalmente, etc., identificação do servidor que a recebeu, data e hora do recebimento, tipo de ilícito e providências encaminhadas . Após, é gerado um número de protocolo que é repassado ao denunciante,o qual pode acompanha ro status do processo através de contato com a administração da Esec do Taim e fornecimento deste número de protocolo. A pessoa responsável pelo cadastramento repassaa denúncia a quem dedireito seria responsável pelo atendimento da demanda. Assim,se a mesma é relativa àjurisdição do ICMBio,é repassada ao Coordenadorde Proteção da Unidade. Se a denúncia é de jurisdição do IBAMA, Patrulha Ambiental ,OEMA ou Prefeituras, o servidor responsável faz contato como órgão responsável e repassa a demanda,evitando assim que o denunciante tenhaque procurar o órgão correto para poder efetivar sua denúncia. A providência tomada é registrada na planilha e, passado o prazo de uma semana,são efetuados contatos para obter informações acercados desdobramentos,se houver amações de multa,embargos ou senão houve confirmação do objeto da denúncia. |
Resultados | |
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Criação de banco de dados em formato digital,que tende a aumentar e consolidar-se ao longo do tempo ,gerando subsídios à gestão da Unidade. Um fortalecimento da Instituição e da credibilidade,através da demonstração de respeito ao cidadão. A maior sinergia entre os órgãos do SISNAMA. |