BANCO DE DENÚNCIAS

semfotoUnidade de Conservação:
ESEC DO TAIM

Autores:
Henrique Horn Ilha, Caio Einchenberg, Ellen Lima, Vinicius Bacelo

Contatos:
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Biomas:
Marinho Costeiro

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
A Estação Ecológica do Taim recebe denúncias de ilícitos ambientais de toda a região do Taim e arredores, por ser a única estruturado SISNAMA presente na área e por ter um histórico de resposta às denúncias encaminhadas desde a época em que era administrada pelo IBDF, passando pelo IBAMA e atualmente através do ICMBio .As denúncias não eram estruturadas em um banco de dados digital, desta forma os cidadãos tinham dificuldade em acompanhar o status de suas solicitações, gerando uma falta de confiabilidade nesta relação. Implantar um sistema de recebimento e acompanhamento de denúncias que chegam à Estação Ecológica do Taim.
Desenvolvimento

Inicialmente foi elaborada uma planilha contendo a origem da denúncia, se efetuada por telefone, pessoalmente, etc., identificação do servidor que a recebeu, data e hora do recebimento, tipo de ilícito e providências encaminhadasInicialmente foi elaborada uma planilha contendo a origem da denúncia, se efetuada por telefone, pessoalmente, etc., identificação do servidor que a recebeu, data e hora do recebimento, tipo de ilícito e providências encaminhadas . Após, é gerado um número de protocolo que é repassado ao denunciante,o qual pode acompanha ro status do processo através de contato com a administração da Esec do Taim e fornecimento deste número de protocolo. A pessoa responsável pelo cadastramento repassaa denúncia a quem dedireito seria responsável pelo atendimento da demanda. Assim,se a mesma é relativa àjurisdição do ICMBio,é repassada ao Coordenadorde Proteção da Unidade. Se a denúncia é de jurisdição do IBAMA, Patrulha Ambiental ,OEMA ou Prefeituras, o servidor responsável faz contato como órgão responsável e repassa a demanda,evitando assim que o denunciante tenhaque procurar o órgão correto para poder efetivar sua denúncia. A providência tomada é registrada na planilha e, passado o prazo de uma semana,são efetuados contatos para obter informações acercados desdobramentos,se houver amações de multa,embargos ou senão houve confirmação do objeto da denúncia.


Resultados

Criação de banco de dados em formato digital,que tende a aumentar e consolidar-se ao longo do tempo ,gerando subsídios à gestão da Unidade. Um fortalecimento da Instituição e da credibilidade,através da demonstração de respeito ao cidadão. A maior sinergia entre os órgãos do SISNAMA.

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