SABER CIENTÍFICO E SABER POPULAR:UM DIÁLOGO TRANSFORMADOR

semfotoUnidade de Conservação:
FLONA ARARIPE-APODI

Autores:
Francisco Willian Brito Bezerra¹, Pedro Augusto Carlos Monteiro2, Cristina Baldauf3    -2 ,1 ICMBio, 3 UFERSA

Contatos:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Biomas: 
Caatinga

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
Promover um diálogo transformador entre a pesquisa científica e as comunidades extrativistas do entorno da FLONA Araripe-Apodi na busca da sustentabilidade.
Negociar com base no consenso dos saberes científico e popular regras para o extrativismo sustentável na UC. Incorporar na gestão da UC através das Áreas Temáticas, Câmaras Técnicas e Conselho Consultivo os avanços propiciados pelo consenso entre conhecimentos, habilidades, atitudes, competências e valores sociais das comunidades e da academia.
Desenvolvimento

O Programa Biodiversidade Brasil-Itália e o programa de pós-graduação da UNICAMP permitiram 4 anos de pesquisas sobre o extrativismo da janaguba [Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel] na FLONA Araripe-Apodi. A chefia da UC propôs à pesquisadora Cristina Baldauf socializar a pesquisa com todos os elos da cadeia.
Com apoio do Ministério do Meio Ambiente da Áustria foram realizados em Crato/CE, dois Encontros sobre a Janaguba [13 e 14/11/2012 e 23 e 24/10/2013.


Resultados

Estabelecimento de um acordo entre extratores, comerciantes, usuários e a UC sobre métodos e práticas sustentáveis para atividade. Este acordo foi firmado em linguagem popular na forma de literatura de cordel para facilitar seu entendimento e divulgação;
Estabelecimento de relações mais justas entre todos os elos da cadeia produtiva na repartição de benefícios;
Estabelecimento de preço justo para o produto (leite-de-janaguba) comercializado na região e em capitais do Nordeste;
Estabelecimento de práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e conformes com a legislação sanitária;
Instalação da Câmara Técnica de Extrativismo da FLONA;
Possibilidade de replicação da experiência para outras espécies exploradas na FLONA Araripe-Apodi e em outras UCs;
Inspiração para novas pesquisas e trabalhos de extensão em diferentes áreas do conhecimento em nível de graduação e pós-graduação.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar