QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADÃ NA RESEX PRAINHA DO CANTO VERDE

(Foto: ICMBio)Unidade de Conservação:
RESEX Prainha do Canto Verde

Autores:
Karina de Oliveira Teixeira Sales¹ e Maria Virgínia Cruz Vitoriano2 ¹Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2 Centro Vocacional Tecnológico do Ceará

Contatos:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Biomas: Amazônia

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
Promover ações para conservação do meio ambiente, cidadania, qualificação profissional, capacitação tecnológica visando a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida, buscando aproximar a comunidade da gestão do ICMBio na RESEX Prainha do Canto Verde para gerir conflitos existentes.
Desenvolvimento

No processo de planejamento, organização e realização da Ação de Qualificação Profissional na RESEX Prainha do Canto Verde houve uma aproximação entre a equipe gestora do ICMBio e a comunidade.

A construção de parcerias foi fundamental para oferecermos os seguintes serviços: Cursos de pintor predial; Práticas de GPS; Relações Interpessoais; Artesanato (pinturas em MDF e confecção de tiaras); Informática; Palestras de Combate às Drogas e Meio Ambiente; Ações de saúde: teste de glicemia, medição de pressão arterial e cálculo de IMC. Ações laboratoriais, com vistas ao despertar da física, química, biologia e matemática com aulas contextualizadas e com material experimental.

Nosso grande desafio foi o curso de Pintura Predial, pois a maioria dos inscritos é favorável à criação da RESEX e para prática do curso escolhemos uma rua da comunidade onde a maioria dos moradores são contrários à criação da Unidade de Conservação. Buscando despertar a vontade de pensar o coletivo independente das diferenças conseguimos que todos participassem da prática e nessa troca vimos o grande conflito da RESEX Prainha do Canto Verde ter uma trégua, nesse momento da ação fomos todos um só e sentimentos foram despertados, a solidariedade provocou lágrimas nos comunitários, na equipe do ICMBio e nas equipes dos parceiros. Observamos que embora exista uma resistência por parte de alguns comunitários em aceitar a presença e gestão do ICMBio estes são a minoria.


Resultados

A oportunidade de todos trabalharem como grupo para o bem coletivo foi nosso principal resultado. Confiamos que cumprimos com o objetivo de esclarecer, informar e mostrar para comunidade pertencente a RESEX Prainha do Canto Verde que a equipe gestora do ICMBio possui apenas o interesse claro e objetivo de melhorar a qualidade de vida dos extrativistas que ali moram, protegendo e organizando o espaço e buscando capacitar e oferecer oportunidades de geração de emprego e renda, promover o uso dos recursos naturais em harmonia com a conservação ambiental.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar