CONSTRUÇÃO COLETIVA DA GESTÃO PARTICIPATIVA NA RESERVA EXTRATIVISTA DA PRAINHA DO CANTO VERDE-CE

(Foto: ICMBio)Unidade de Conservação:
RESEX Prainha do Canto Verde

Autores:
Alexandre Caminha de Brito, Huelinton Ferreira, Marcel Machado

Contatos:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Biomas:
Marinho Costeiro

Arquivos Disponíveis Ficha resumo, fotos e carta imagem
Objetivo
Em um primeiro momento a iniciativa teve como objetivo possibilitar a troca de saberes por parte do gestor da unidade de conservação, que se encontrava sozinho na lotação, e as lideranças locais que já conduziam o processo de gestão e organização comunitária. A decisão em dar atenção especial à criação e implementação do conselho deliberativo foi fruto desse processo, onde o grupo gestor local e os parceiros mais próximos à comunidade, incluindo aí o ICMBio, enxergaram a importância basal do "instrumento" conselho, frente aos outros processos inerentes à gestão de uma reserva extrativista, a exemplo do acordo de gestão (naquele momento plano de uso), plano de manejo participativo e contrato de concessão do direito real de uso, os quais não poderiam ser homologados sem a existência do conselho. Enxergaram também a necessidade de um espaço democrático e mediado por uma instituição isenta, para gerenciar os conflitos internos oriundos das disputas políticas, naturais para um contexto de maturidade da organização social na comunidade da Prainha do Canto Verde.
Desenvolvimento

O processo de criação e implementação do Conselho Deliberativo da Resex Prainha do Canto Verde, se mostrou fundamental como instrumento de educação e envolvimento de todos os atores interessados na gestão da unidade. Ter como base o respeito ao histórico de luta e organização da comunidade, bem como a utilização de uma metodologia envolvente e criativa, possibilitou a participação efetiva dos grupos organizados locais, facilitando o entendimento mutuo e a construção coletiva das regras de uso e convivência na área marinha e continental da Unidade de Conservação.


Resultados

O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde, foi criado pela portaria nº 125 de 14 de dezembro de 2010, com 19 representações sendo 10 comunitárias e 9 parceiros externos. Teve sua posse realizada no dia 13/05/2011 e totalizando 12 reuniões entre o período de sua posse e Dezembro de 2012. Destacamos a sua organização regimental que previu uma coordenação colegiada com quatro assentos, sendo um cativo ao ICMBio e os demais abertos a participação de seus membros. A citada coordenação foi fundamental para o bom funcionamento do conselho, pois diversificou os olhares no pensar do fazer, aumentando o senso crítico e dividindo, realmente, as responsabilidades de gestão do conselho com os seus membros. Como resultado do rico trabalho, o conselho conseguiu construir duas resoluções que ajudaram a ordenar o uso da terra e a pesca artesanal na Unidade de Conservação. O processo foi considerado exemplo de construção coletiva, influenciando inclusive a construção da Instrução Normativa nº 29 de 05 de setembro de 2012, através da participação de lideranças comunitárias da Prainha do Canto Verde. A própria comunidade foi a protagonista do processo, possibilitando uma identificação por parte dos moradores da Resex com as normas acordadas.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar