Reunião com professores define calendário de atividades do Projeto ASAs do Jalapão para 2012

Os encontros promovidos pela consultora da JICA Cassiana Moreira, nos dias 28 e 29/05 com gestores e professores da rede pública municipal e estadual de Ponte Alta e São Félix do Tocantins, definiram proposta de calendário para a realização do Curso de Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental - ASAS do Jalapão - nestes municípios. Em 2011, Mateiros e Rio da Conceição foram os municípios contemplados com o projeto de capacitação em educação ambiental, que visa o fortalecer a ligação entre as pessoas e instituições locais relacionadas com a conservação do Corredor Ecológico.

O Projeto ASAs do Jalapão é um curso de formação de Agentes de Sensibilização Ambiental (ASA) que visa a difusão de conhecimento científico sobre meio ambiente para a sociedade, através da capacitação e aperfeiçoamento de educadores que atuam como multiplicadores em temas relacionados ao contexto ambiental regional, com ênfase nas unidades de conservação, na implementação do projeto Corredor Ecológico do Jalapão e outras questões afetas a qualidade de vida das comunidades. O ASAS é uma iniciativa do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão com a participação da JICA, ICMBio, Universidade Luterana do Brasil (CEULP/ULBRA), Naturatins, SEMADES, SEDUC e prefeituras municipais.

O curso será realizado em São Félix e Ponte Alta na segunda quinzena de agosto de 2012 e deverá capacitar cerca de 50 educadores. Com carga horária de 100 horas-aula, é dividido em três momentos:

  • Momento 01: Capacitação presencial e elaboração dos planos de trabalho (36h);
  • Momento 02: Monitoramento e execução dos planos de trabalho na escola (54h);

Momento 03: Realização de evento de culminância para a apresentação dos resultados dos planos de trabalho e entrega dos certificados (10h).

Autor: James Possapp.