if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Visitas de grupos
Como metodologia rotineira do Programa de Educação Ambiental e visitação na Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim / Estação Ecológica da Guanabara, recebemos grupos de: a) entidades públicas, b) da região ou c) universitários. Grupos particulares podem fazer contato com a Cooperativa Manguezal Fluminense, que tem um termo de reciprocidade com o ICMBio para receber esses grupos.
Inicialmente é realizada uma apresentação em auditório, com a finalidade de enfocar os diversos temas concernentes ao processo de gestão ambiental, principalmente conteúdos sobre a ecologia do manguezal e a sua importância.
Após a palestra, os participantes são levados para as atividades de campo a fim de fortalecer o processo educativo. Nesse momento, a atividade de campo se desenvolve através de UM dos dois roteiros:
1) roteiros guiados aquáticos (com custo), em embarcações motorizadas, cujos condutores foram capacitados para essa atividade. O contato deve ser feito diretamente com os aquaviários – contatos abaixo.
2) roteiro terrestre, em curta caminhada interpretativa no manguezal do bairro de Piedade, município de Magé-RJ. O trajeto da sede da APA de Guapi-Mirim / Estação Ecológica da Guanabara até o local é feito em transporte providenciado pelo grupo visitante. O grupo é acompanhado por funcionários do ICMBio e é gratuito.
O agendamento deve ser feito antecipadamente, devendo conter: dados do responsável (nome, telefone, instituição), número de visitantes (recebemos até 40 pessoas) e o objetivo da visita. O agendamento pode ser feito através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , e está sujeito à disponibilidade de vagas.
Horário de recebimento: 9h às 12h e de 13h30 às 16h30min.
É importante que os visitantes venham com roupas leves, claras, boné, sapato fechado, tragam água, protetor solar e repelente.
O contato com os grupos locais para visitação embarcada deve ser feito diretamente com os aquaviários credenciados através dos telefones abaixo: