Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense

 MOSAICO CENTRAL FLUMINENSE

O mosaico na linguagem artística é um desenho feito com pequenas pedras de várias cores, geralmente azulejos. São, portanto, pedaços separados, mas que forma um todo – uma composição. Esse conceito é que inspirou o que chamamos de "mosaico" na área ambiental.

Trata-se de uma composição de várias unidades de conservação que protegem uma área total e importante – todos os componentes são central fuminensecomplementares. O conceito de mosaico na área ambiental é um fator essencial para a preservação ambiental em termos biológicos, geográficos, sociais, e administrativos. Para a biologia é extremamente relevante possibilitar a troca de espécies e aumentar o leque de reprodução dentro de uma mesma espécie. Não adianta termos apenas zonas preservadas isoladas. Os corredores são necessários para crescer a força das espécies e aumentar as trocas. Pássaros, mamíferos, insetos e muitas outras espécies migram constantemente. Em termos geográficos sabemos que os diferentes ambientes são correlacionados.

O manguezal, por exemplo, é composto por influências diretas da região serrana de onde foram transportados os sedimentos que se depositaram na área de baixada. Da mesma forma o litoral influencia a serra no ciclo hidrológico. Não existem pontos exatos onde termina a Mata Atlântica de Altitude e inicia a região de planalto e posteriormente essa se transforma em Baixada.

Os aspectos sociais também são interligados. Não existe um ponto onde termina a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e inicia a área rural, por exemplo. Um complementa o outro. Muitas pessoas trabalham em um local e moram em outro. A poluição da refinaria localizada na Baixada atinge a Região Serrana com fumaça e até chuva ácida.

central fuminenseDa mesma forma, a proteção com áreas verdes na Região Serrana melhora a qualidade do ar na cidade do Rio de Janeiro. Os próprios rios, através de suas bacias hidrográficas, promovem essa intensa ligação entre os diferentes ambientes. Carregam o tempo todo material da Serra para o Mar. Trata-se de um conjunto interrelacionado.

Por isso defendemos uma administração conjunta e envolvente para as diferentes unidades de conservação. O Parque Estadual dos Três Picos não pode ignorar sua estreita relação com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou com a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, por exemplo. Uma administração integrada é extremamente mais eficiente, até para garantir os aspectos biológicos, geográficos e sociais descritos acima. Assim como um banco de dados unificado pode incrementar muito a administração geral. A fiscalização conjunta e integrada, assim como o combate em parceria de incêndios ou outros desastres ambientais é muito mais precisa, ampla e eficiente.

Hoje pensamos sempre no conceito de mosaico para promover a preservação parceira e interligada. Defendemos mosaicos locais, regionais, nacionais e até internacionais.