GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA O MANEJO DE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS

O Guia de Orientação para o Manejo de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação Federais tem por objetivo suprir uma lacuna de informação e orientação para uma das ameaças mais significativas à diversidade biológica.. A publicação foi coordenada pelo CBC com o apoio de servidores do ICMBio que trabalham com a temática em diversas UC. 

As espécies que são introduzidas, em geral, por displicência do ser humano, são chamadas de exóticas, pois não ocorrem naturalmente naquele local, logo, não são nativas. Quando elas se adaptam ao local e rapidamente se multiplicam, são consideradas invasoras.

A publicação traz o conjunto de aparatos legais como resoluções, portarias, instruções normativas, decretos, leis federais e até legislações internacionais sobre o tema. A seguir, o guia traz informações sobre prevenção, detecção precoce e respostas rápidas para espécies exóticas e invasoras em UC e por fim, um capítulo inteiro dedicado a espécies da flora e fauna com orientações de como identificar, meios de dispersão, o que fazer quando identificar as espécies na UC, métodos de controle e erradicação, além de sugestões de protocolos de monitoramento já existentes.

As orientações para prevenção, controle e monitoramento no guia contaram com experiências de gestores de UC e Centros Nacionais de Pesquisa, que vivenciaram dificuldades e problemas nessa execução, portanto, as ações são mais realistas. Mas cada estratégia deve ser avaliada de acordo com a situação local em cada UC. 

Acesse aqui o guia