Artigo 08

AVALIAÇÃO DO PODER DE PESCA DO COVO PARA PEIXE, QUANTO AO TEMPO DE IMERSÃO NAS PESCARIAS DO PARGO (LUTJANUS PURPUREUS POEY) NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Boletim Técnico Científico - Volume 02 - Numero 8
Resumo
A pesca do pargo se iniciou no Brasil na região Nordeste por volta do ano de 1961. Na região Norte, a pesca surgiu em 1974 em virtude da expansão da área de pesca para a plataforma continental em frente aos estados do Pará e Amapá. A linha pargueira é utilizada como principal apetrecho de pesca para a captura do pargo, desde o início das pescarias comerciais, porém, em 1997, na região Norte do Brasil, surgiu a pescaria com a utilização de covos, que apresentou um poder de pesca maior que as linhas pargueiras. Apesar da sua maior produtividade, a determinação do tempo ideal de imersão dos covos ainda está indefinida. No sentido de verificar o período de imersão no qual os covos apresentam maior eficiência de captura, foram realizadas viagens em embarcações da frota comercial do pargo durante o ano de 1999 para a coleta de dados de esforço, que foram utilizados posteriormente para a análise da relação entre o tempo de imersão com a biomassa capturada. Da análise dos dados das pescarias comerciais, não se verificou nenhuma relação entre tempo de imersão e índice de abundância. Tendo em vista a importância desse fator para o poder de pesca, sugere-se um trabalho de prospecção mais abrangente para confirmar esta conclusão.
Abstract
The fishing for Caribbean red snapper (Lutjanus purpureus) in Brazil started in 1961 off its northeastern region, and afterwards in 1974 it was deployed to its northern region on account of a sharp decrease in stock abundance and rising fishing effort. The fishing gear in use then was a vertical long-line, comprised of a number of hooks and operated, at first manually and later on by a mechanical device to help hauling the gear aboard. More recently, yet another type of gear was introduced, but this time a trap especially designed for catching fish, which has shown certain advantages mainly in respect to higher fishing power and less selectivity. This paper aims at evaluating the effect of the trap's soak time on catch per unit effort as a way to assess how this factor affect fishing power. Although the main result was that no significant relationship was found to exist between catch per unit effort and soak time, a more comprehensive research work is required in order to confirm this conclusion.
Arquivos Visualize em PDF
Palavras-Chave pesca, peixe, imersão