Artigo 09

ANÁLISE DE CUSTO E RENTABILIDADE DE EMBARCAÇÕES INDUSTRIAIS ENVOLVIDAS NA CAPTURA DE CAMARÃO-ROSA NO LITORAL NORTE DO BRASIL, 2002
Boletim Técnico Científico - Volume 03 - Numero 9
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral o estudo das condições microeconômicas em que operam embarcações da frota industrial envolvida na captura do camarão-rosa no litoral norte do Brasil, ou seja, um estudo dos custos de captura e da rentabilidade desta atividade. Foram acompanhadas, durante o ano de 2002, quatro embarcações, duas pertencentes a uma pequena empresa produtora e duas pertencentes a uma grande empresa processadora. Foram coletados, para cada viagem, os gastos com insumos, serviços e mão-de-obra, bem como a produção obtida, os dias de mar e a receita oriunda da venda do produto. Foram também preenchidas fichas cadastrais, com informações sobre capital imobilizado no barco e sua vida útil. A partir desses dados, procedeu-se à determinação dos lucros, dos valores médios de receita e custo, sendo calculadas algumas medidas de resultado econômico. Os custos variáveis (despesas operacionais) correspondiam a mais de 80% do custo total. O item mais importante de custo foi o gasto com combustível. O pagamento da mão-obra era composto de uma parte fixa e de prêmios de produção. A atividade se mostrou rentável, com uma relação benefício/custo maior do que um (1,20), uma relação entre a receita efetiva e os custos variáveis de 1,45, uma taxa de remuneração do capital de 22,63% e um ponto de nivelamento de aproximadamente 50%, isto é, com metade da produção conseguida já se cobririam os custos de produção. 
Abstract
The general objective of this research was the study of the microeconomic conditions in which operate the industrial fishing vessels involved in the pink shrimp fishery of Brazil’s northern coast. The specific objectives contemplated the measurement of capture costs and economic feasibility indexes. Four vessels composed the sample, two of them belonging to a small owner and the others to a big processing enterprise. For each boat’s travel in the period, data on expenses with inputs, services and labor, and revenues from product sales were collected. Total and average revenues, costs and profits were determined and some economic feasibility measures were calculated. The variable costs (operational expenses) corresponded to more than 80% of the total cost, the fuel expenses being the most important item. Labor cost was composed of a fixed wage and a production premium. The results indicated the economic feasibility of the pink shrimp capture in the northern coast of Brazil with a benefit/cost ratio of 1.20 (more than unit), and a benefit/variable cost ratio of 1.45, a capital return rate of 22.63% and a break-even point of 50%. Key words: pink shrimp, capture costs, economic feasibility.
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Palavras-Chave camarão-rosa, custos de captura, viabilidade econômica.