Artigo 08

NOTA CIENTIFICA - FATORES DE DECISÃO DE COMPRA DE PESCADO NAS FEIRAS DE MACAPÁ E SANTANA - AMAPÁ
Boletim Técnico Científico - Volume 4 - Numero 8
Resumo
As informações aqui apresentadas são resultado de 40 entrevistas sobre comportamento do consumidor de pescado no Estado do Amapá, nos dois principais pontos de comercialização de pescado, sendo 25 na feira do Igarapé das Mulheres em Macapá e 15 na feira do Porto de Santana, durante o mês de fevereiro de 2004. No questionário foram utilizadas variáveis que indicam o perfil e os hábitos dos consumidores, e as características e atributos desejáveis no pescado, tendo em vista determinar quais os prováveis fatores que afetam a decisão de compra do pescado. Verificou-se que a maioria dos consumidores/compradores nos dois municípios é do sexo masculino, com o primeiro grau completo de escolaridade, com renda familiar de um salário mínimo (R$ 240,00 por mês ou cerca de US$ 77,00). O estudo mostrou que o consumo de peixe ocupa o segundo lugar na preferência popular; a primeira preferência em Macapá é pela carne vermelha e em Santana, pelo frango. O elevado preço cobrado pelo pescado é o principal motivo responsável pelo baixo consumo de pescado. A espécie mais comprada é a pescada (Plagioscion spp.), embora a dourada (Brachyplatistoma flavicans) seja a espécie mais abundante. Tais informações proporcionam um maior conhecimento sobre as expectativas e necessidades daqueles que vendem e consomem pescado nas localidades estudadas no Estado do Amapá.
Abstract
This work shows the results of a survey about the behavior of the fish consumer in Macapa city and Santana city ,State of Amapa, Brazil. It was conducted in the month of February of 2004, through 40 interviews, being 25 in the Igarape das Mulheres fish market in Macapa and 15 in the Santana Pier fish market, two main points of production outlet. In the questionnaire, variables that could indicate the profile and habits of the consumers were used, in addition to the desired characteristics and attributes of the fish to be consumed, whereby factors that affect the decision for consumption could be evaluated. Most fish consumers in both fish markets are males, with basic education and family income of 1 minimum wage (R$ 240.00 per month " U$ 77.00 per month). The study demonstrates that fish comes in second place in preference for consumption whereas in Macapa and Santana markets beef and chicken come in first place, respectively. The main reason for the low fish consumption is its high selling price. The most abundant species is silver croaker (spp.) but the catfish Brachyplatistoma flavicans is the most consumed. The information gathered in this paper give a better insight into the needs and requirements of the fish vendors and consumers in Amapá State, Brazil. Key words: fish, consumer, buying decision, Amapá State, Brazil.
Arquivos Visualize em PDF
Palavras-Chave pescado, consumidor, decisão de compra, Estado do Amapá.