if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
De Fábrica à Fazenda. De Fazenda à Floresta Nacional!
Há 32 anos, em 20 de maio, era criada a "Floresta Nacional de Ipanema" - a FLONA de Ipanema, com a finalidade de proteger, conservar e recuperar Morro Araçoiaba e seus ambientes associados.
Para celebrar esta importante data e o Dia Nacional da Mata Atlântica, foi promovida no dia de ontem (19), uma programação especial, com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, organização não governamental parceira do ICMBio e apoiadora de ações na FLONA.
O evento começou com o plantio simbólico de 32 mudas de árvores nativas, às margens do rio Ipanema – que corta a FLONA. A ação se deu com o envolvimento de adultos e crianças, entre visitantes, servidores e voluntários que puderam identificar as espécies, plantá-las e, assim, participar desse valioso momento.
Após o plantio, foi realizada uma roda de conversa, intermediada pelo chefe da unidade, Fernando Tizianel, e o Coordenador de Projetos da Fundação SOS Mata Atlântica, Diego Igawa, sobre a importância da proteção e restauração da Mata Atlântica e a parceria entre as instituições. Parceria essa que vem sendo tecida com responsabilidade e comprometimento e prevê a implantação de projetos de de restauração ambiental, apoio à gestão da unidade e ações de educação ambiental. Os participantes puderam formular perguntas e esclarecer dúvidas tanto sobre as atividades desenvolvidas na FLONA, quanto os projetos e ações da Fundação. Como encerramento, a Fundação ofereceu um delicioso lanche aos presentes, que, ao final, deram continuidade ao passeio, para desfrutar um pouco mais das lindas paisagens do local.
A FLONA Ipanema guarda muito mais do que os primórdios da história da siderurgia e dos avanços da agricultura do país. Em seus mais de 5 mil hectares, tem um importante papel de proteger a biodiversidade da região – apesar do seu histórico de perturbações ambientais -, atuando na conservação e pesquisa de espécies da fauna e da flora, regulação do clima local, proteção de nascentes e recarga de aquífero e proteção do solo e na oferta de oportunidades de ecoturismo, educação, lazer, esporte e contemplação.
Comemorar 32 anos da FLONA Ipanema é celebrar a consciência ambiental, dando oportunidade à gerações vindouras de conhecer, preservar e desfrutar da sua importância e relevância ao planeta.