Atributos naturais

Clima

O clima no Parque é tropical superúmido (com 80 a 90% de umidade relativa do ar), com média anual que varia de 13º a 23º C (atingindo valores de 38ºC a 5ºC negativos nas partes mais altas) e variação pluviométrica de 1.700 a 3.600mm, com concentração de chuvas no verão (dezembro a março) e período de seca no inverno (junho a agosto). Saiba mais.

Geologia

A região abrangida pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé pertence ao sistema orográfico da Serra do Mar, constituído essencialmente de gnaisses granitóides da era Proterozóica, com idade estimada no período Pré-Cambriano A ou Superior Novo. Saiba mais.

Hidrografia

O PARNASO protege os  mananciais que drenam para as duas principais bacias hidrográficas fluminenses, a do Paraíba do Sul e a da Baía de Guanabara. Saiba mais.

Solos

Estão presentes pelo menos cinco tipos de solos e diversas associações entre eles. O grupo dos Latossólos, compreendendo Latossol Amarelo, Latossol Vermelho Amarelo e Latossol Vermelho, é o que cobre a maior parte da área. O Litossol se restringe a pequenas áreas de maiores altitudes e os solos hidromórficos ocorrem nas regiões mais baixas, às margens dos rios. Saiba mais.

Flora

O PARNASO protege importante remanescente de Mata Atlântica, que apresenta quatro fisionomias vegetais distintas, de acordo com a altitude: floresta submontana, floresta montana, floresta altomontana e campos de altitude. Saiba mais.

Fauna

Vivem no parque 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 102 de anfíbios, 81 de répteis, 6 de peixes e mais de 500 de invertebrados. O PARNASO protege 120 espécies de animais ameaçados de extinção. Saiba mais.