Destaques

07/03/24

REABERTURA DA PISCINA DE ÁGUA NATURAL

A notícia mais esperada do ano chegou!

A piscina de águas naturais da Sede Teresópolis o Parque Nacional Serra dos Órgãos reabrirá para uso dos visitantes a partir do dia 01 de março.

Depois de quase 4 anos fechada, a piscina funcionará todos os dias em que o parque estiver aberto à visitação após a contratação de guarda-vidas pelo ICMBio.

A Unidade funciona de terça a domingo, incluindo feriados.
Sede teresópolis - das 07h às 16h.

Às segundas-feiras o parque permanece fechado para manutenção.

Obs.: Caso o feriado ou véspera de feriado, caia na segunda-feira, o parque abrirá normalmente.


 

01/02/24

AGENDAMENTO CAMPING/PERNOITE - MARÇO A MAIO 2024 (para agendamentos ainda no mês de fevereiro)

A partir do dia 19/02/2024, o ICMBio dará início ao agendamento de pernoite no PARNASO para o mês de MARÇO, ABRIL E MAIO DE 2024, com entrada a partir de 5 de março e saída até 3 de junho de 2024.

ATENÇÃO

Obs.1: Este formulário é para agendamentos no mês de MARÇO a MAIO com saída até o dia 03/06/2024.

Obs.2: No 22 de abril (segunda-feira), o parque estará aberto para visitação e agendamento.

 

O AGENDAMENTO ONLINE É ETAPA OBRIGATÓRIA PARA O PERNOITE NO PARNASO.

ATENÇÃO

Obs.1: Para quem for realizar a atividade de montanha em 1 dia sem pernoite (Travessia, Açu, Sino e etc.), não é necessário o agendamento, porém há regras. - maiores informações acesse o Guia do Visitante

Acesso às montanhas do Complexo Dedo de Deus - acesse Guia do Visitante

Obs.2: Banheiros da parte alta fechados, o PARNASO torna obrigatório o uso de KIT COLETOR DE DEJETOS (Shit Tube) para acondicionar as fezes excretadas durante a atividades na parte alta (pernoite) e depois, levadas para fora do Parque - saiba mais em ORIENTAÇÕES

Obs.3: Para o mês de junho e os meses subsequentes, a liberação do agendamento será avaliado de acordo com as condições da unidade

PERNOITE NOS CAMPINGS DAS SEDES TERESÓPOLIS E GUAPIMIRIM

Serão disponibilizdas 15 vagas para pernoite em cada camping - Jaguatirica (sede Teresópolis) e Araçari (sede Guapimirim).

As visitas para acesso à parte baixa com pernoite, só poderão iniciar às 07h com limite de entrada até às 16h.


PERNOITE NOS CAMPINGS DA PEDRA DO SINO E MORRO DO AÇU

Serão disponibilizadas 60 vagas para pernoite em cada camping (Morro do Açu e Pedra do Sino).

As visitas para acesso à parte alta com pernoite, só poderão iniciar às 07h com limite de entrada até às 16h.

TRAGA SUA BARRACA. OS ABRIGOS NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA PERNOITE.

Verifique a disponibilidade de vagas para o dia pretendido no CALENDÁRIO DE VAGAS. Este indicará o esgotamento de vagas para cada dia e sua atualização ocorre conforme é realizado preenchimento das vagas e ou cancelamento de agendamento, em dia útil - clique aqui

  • GUIA COM REGISTRO PROFISSIONAL ATIVO, QUANDO EM TRABALHO DE CONDUÇÃO DE VISITANTES, NÃO PRECISA AGENDAR SEU PERNOITE, BASTA APRESENTAR SUA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO ACESSO COM O GRUPO GUIADO.

  • GUIA DE CLUBE EXCURSIONISTA, QUANDO EM CONDUÇÃO DE GRUPOS DE CLUBES QUE TENHAM AGENDADO PERNOITE NA PARTE ALTA, NÃO PRECISA AGENDAR SEU PERNOITE, BASTA APRESENTAR SUA IDENTIFICAÇÃO NO ACESSO COM O GRUPO GUIADO.

APÓS O AGENDAMENTO, A ENTRADA NO PARNASO PARA PERNOITE DEVERÁ OCORRER ENTRE 07H E 16H DIARIAMENTE.

Devido à grande demanda, será utilizado como critério de ordenamento a data/hora de envio do formulário e ordem crescente de data de início da visita.

As atividades com duas pernoites terão prioridade de autorização em relação aos formulários agendados para o segundo dia de pernoite.

Exemplo: Os formulários para Travessia Petrópolis-Teresópolis ( 1°pernoite no Açu e 2° pernoite no Sino) agendados pro dia 1, terão prioridade de autorização sobre os formulários de agendamento de pernoite no Sino para o dia 2.

1 ♣ O agendamento de vaga é individualizado por CPF ou passaporte (em caso de estrangeiros). Esse direito é individual e não pode ser transferido para outra pessoa.

2 ♣ Não trabalhamos com lista de espera. Não realizamos substituição ou inclusão de visitante, data e atrativo.
Não realizamos correção de formulário por erro do solicitante.

3 ♣ Atenção ao preenchimento do formulário, ele deverá ser preenchido corretamente conforme requisitado. Qualquer informação incompleta ou divergente com o solicitado, será desconsiderado.

4 ♣ O período de agendamento, a partir de 26/02, funcionará da seguinte forma:

  • Segunda-feira a partir de 16h até 10h de terça-feira.
  • Terça-feira a partir de 16h até 10h de quarta-feira.
  • Quarta-feira a partir de 16h até 10h de quinta-feira.
  • Quinta-feira a partir de 16h até 10h de sexta-feira

O link para o formulário não estará disponível fora dos horários informados.

5 ♣ A análise e autorização são etapas não automatizadas realizadas por pessoas. Portanto, devido ao grande volume de solicitações, o agendamento deverá ser submetido com antecedência mínima de 4 dias úteis ao dia pretendido da visita, contando a partir do dia seguinte ao envio do formulário.

EXEMPLO: para visita em um sábado, o formulário deverá ser enviado até a terça-feira anterior.

6 ♣ A abertura do link para envio do formulário ocorrerá na seguinte data e hora: 19/02/2024 - 16:00h (Horário de Brasília)→ abertura do link para agendamento.

7 ♣ Período aceito para o agendamento de visitas:

AS SOLICITAÇÕES DEVERÃO TER DATA LIMITE DE SAÍDA DO PARNASO ATÉ 03/06/2024.

8 ♣ Cada formulário comportará até 5 visitantes, no qual serão informados os dados individuais de cada um e que serão conferidos na Portaria durante o acesso ao PARNASO.

SE O SOLICITANTE FIZER PARTE DA VISITA, ELE DEVE SE INSERIR NA RELAÇÃO DE 05 VISITANTES.

9 ♣ O envio do formulário não garante o agendamento da visita, o qual está condicionado à disponibilidade de vagas que respeitará a ordem de recebimento do formulário e ficará registrada em Processo. Aguarde o e-mail de confirmação.

10 ♣ No caso de desistência de visita agendada, por favor informar com antecedência de 7 dias, o que possibilitará que outras pessoas consigam fazer uso da vaga.

11 ♣ Banheiros da parte alta fechados, sendo obrigatório o uso de KIT COLETOR DE DEJETOS (Shit Tube).

12 ♣ NÃO serão agendamentos pernoites com acesso (data de início) nas SEGUNDAS-FEIRAS.

13 ♣ Para realizar o CANCELAMENTO do agendamento autorizado, faça a solicitação respondendo o e-mail recebido de AUTORIZAÇÃO DE ACESSO (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

__________________________________________________________________________________________

ANTES DE IR, SAIBA QUE:

Os campings do PARNASO têm ficado com espaços ociosos devido à desistência de visitação não informada pelo interessado. Por favor, informe com antecedência de 7 dias sua desistência, o que possibilitará que outra pessoa consiga fazer uso da vaga.

Preencha o Termo de Conhecimento de Risco e Normas (acesse aqui) antecipadamente e agilize a sua entrada. Esses documentos serão enviados na resposta de confirmação para o e-mail informado na sua solicitação.

Em caso de menores de idade no grupo, para o acesso deverá ser preenchido o Termo de Autorização. Ele será enviado na resposta de confirmação para o e-mail informado na sua solicitação.

O ICMBIO NÃO POSSUI SERVIÇO OU EQUIPE DE RESGATE. NÃO SE COLOQUE EM RISCO. PLANEJE SUA VISITA DE FORMA SEGURA INCLUINDO EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA CADA ETAPA E CONSIDERE A CONTRATAÇÃO DE UM GUIA. EM CASO DE EMERGÊNCIA, LIGUE 193.

Para uma melhor experiência e sua segurança, assista ao vídeo abaixo com informações, dicas e orientações de equipamentos, regras e conduta adequada no interior do PARNASO: @parquenacionaldaserradosorgaos

  • Utilize apenas as trilhas demarcadas, os atalhos são proibidos e causam grande dano à conservação da trilha.
  • O acampamento está autorizado somente nas áreas demarcadas.
  • Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas e nem porte de garrafas de vidro no PARNASO.
  • Não é permitido fazer fogueira, cortar ou levar vegetação, o que configura crime ambiental. bem como portar armas brancas.
  • Leve todo o lixo produzido durante sua visita para fora do PARNASO.
  • O ICMBio não realiza coleta de lixo na montanha.
  • O banheiro externo de cada abrigo estará fechado para uso.


PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO - CLIQUE AQUI


Maiores informações - Guia do Visitante
Conheça mais sobre o PARNASO clicando nas abas à esquerda da sua tela.

E-mail para atendimento: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
T
elefone para atendimento: (21) 97896-2463

16/01/24

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA AGENTE TEMPORÁRIO AMBIENTAL - GUARDIÃO DE PISCINA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA AGENTE TEMPORÁRIOS AMBIENTAL - 01/2024
GUARDIÃO DE PISCINA

EDITAL ABERTO

Está aberto o processo seletivo simplificado, mediante as condições e procedimentos estabelecidos neste documento, para provimento de vagas e cadastro de reserva de agentes temporários ambientais que atuarão no Parque Nacional da Serra dos Órgãos/PARNASO, em apoio gestão de uso público das unidades de conservação federais desenvolvidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, tendo por base, artigo 12, da Lei Federal nº 7.957/1989.

PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO:

A inscrição será isenta de qualquer taxa.

A inscrição será realizada presencialmente, na Sede Administrativa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Avenida Rotariana s/n, Teresópolis/RJ, 25960-602, nos períodos de 29, 30 e 31 de janeiro de 2024, nos horários de 08h30 às 12h e de 13h30 às 16h.

VAGAEDITAL


Documentos necessários para a Inscrição com cópias legíveis, sob risco de não aceitação, não sendo necessária autenticação cartorial

  • Carteira de Habilitação como Guarda-Vidas ou Guardião de Piscinas (dentro da validade).

  • Documento pessoal, com foto e comprovação de inscrição de CPF e Registro Geral (Carteira de Identidade) – documento original e cópia.

  • Carteira Nacional de Habilitação (categorias B, C, D ou E).

  • Atestado Médico, comprovando que o candidato se encontra "APTO a realizar atividades físicas", emitido nos 30 (trinta) dias anteriores à data de inscrição – documento original e cópia.

  • Tipagem Sanguínea e Fator RH – documento original e cópia.

  • Comprovante de Residência (Conta de água, luz, telefone etc.) ou declaração de residência assinada pelo candidato (Anexo II) – documento original e cópia.

  • Comprovante de Escolaridade conforme exigência para cada vaga, especificado no item 1.1 – documento cópia. Quando o requisito de escolaridade for ensino fundamental incompleto, será aceita declaração do próprio candidato de que sabe ler e escrever.

  • Comprovação de experiência (currículo) preenchido com os devidos documentos que comprovem as experiências de trabalho e capacitações realizadas – documentos originais e cópias.

  • Certidões de antecedentes criminais da Polícia Civil local (https://atestadodic.detran.rj.gov.br/) e da Polícia Federal (https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais) e certidões criminais das Justiças Estadual (http://www4.tjrj.jus.br/Portal-Extrajudicial/certidao/judicial/cadastrarequerente/?modelo=18) e federal (https://www.jfrj.jus.br/consultas-e-servicos/documentos/certidoes) da jurisdição onde ocorrerá a contratação.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

DA PRÉ-SELEÇÃO:

Os candidatos inscritos submeter-se-ão aos exames pré-seletivos, em duas etapas:

(1) verificação da entrega de documentos (caráter eliminatório)
(2) Teste de Aptidão Física (caráter eliminatório e classificatório).

 

Processo Seletivo Agente Temporário Ambiental: PARNA Serra dos Órgãos

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES - Acesse aqui
RESULTADO PRELIMINAR DA PRÉ-SELEÇÃO - Acesse aqui
HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA PRÉ-SELEÇÃO - Acesse aqui
RESULTADO PRELIMINAR DA 2ª FASE (FINAL) - Acesse aqui
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO - Acesse aqui

---------

EDITAL PUBLICADO - clique aqui
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - clique aqui
CONTRATO - clique aqui

 

 

 

 

20/12/23

EDITAL PARA INTERESSADOS EM COMERCIALIZAR ALIMENTOS NAS SEDES DO PARNASO


PUBLICADO EDITAL PARA INTERESSADOS EM COMERCIALIZAR ALIMENTOS NAS SEDES DO PARNASO

Credenciamento de pessoas jurídicas/físicas interessadas em realizar a prestação de serviços de comercialização de alimentos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - ICMBio torna público o Edital para Credenciamento 1/2023, de pessoas jurídicas/físicas interessadas em realizar a prestação de serviços de comercialização de alimentos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, mais especificamente nas sedes de Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim na modalidade Autorização.


LINK GERAL
EDITAL - Acesse aqui
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES - Acesse aqui

07/12/23

CANAIS DE ATENDIMENTO


Área Administrativa

Telefone: (61) 2028-9913 / (21) 9.78962463 - whatsapp 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

SAC - Visitantes

Telefone: (61) 2028-9913 / (21) 9.78962463 - whatsapp
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Uso Público

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Pesquisa

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Visitação Escolar

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Voluntariado

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Alojamentos

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

07/07/21

Caminho do Ouro - CSM

Caminho do Ouro - História 

20/01/20

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS PROMOVE RESTAURAÇÃO DE CAPELA HISTÓRICA

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS PROMOVE RESTAURAÇÃO DE CAPELA HISTÓRICA

23/07/19

Campanha "Um dia no Parque"

Um dia no Parque

19/07/19

Botânica e História no PARNASO

Botânica e História no PARNASO

21/05/19

80 anos do PARNASO: Dissertação de mestrado resgata importante história da Unidade de Conservação

80 anos do PARNASO: Dissertação de mestrado resgata importante história da Unidade de Conservação