O Que Fazemos

ReuniãoA Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) e uma Unidade de Conservação de Uso Sustentado. Não é possível morar ou ter propriedade particular dentro da APACC por que tratá-se apenas de áreas da união, ambientes marinhos.
A gestão da APACC busca conciliar as atividades humanas com a conservação do meio ambiente, devendo orientar e conduzir o desenvolvimento social e as atividades produtivas de forma a impedir a degradação ambiental e assegurar a proteção dos recursos naturais, das paisagens, e das culturas tradicionais presentes.

O Plano de Manejo da Unidade, estabelece 6 Programas de ação:

1. Programa infra estrutura e gestão interinstitucional

2. Programa de uso público (visitação)

3. Programa de pesquisa e monitoramento

4. Programa de gestão socioambiental

5. Programa de manejo da biodversidade

6. Programa proteção ambiental

Algumas ações são permanentes e outras além de permanentes possuem características gradativas de aumento na medida em que as ações se estendem ao longo da APACC.  É importante ressaltar que a efetividade das ações a serem realizadas por programas, possuem inter-relações com os demais atores da APA Costa dos Corais. E por serem corresponsáveis pela execução se faz necessário definir os papéis dos atores e suas respectivas responsabilidades sendo utilizada como ferramenta a Matriz de Responsabilidades (disponível no Plano de Manejo da APACC), na qual se atribui os níveis de responsabilidade a cada ação a ser desempenhada.