Projeto Jovens Protagonistas

Apresentaçao geral do projeto

 

IMG 2691

 O projeto propõe o desenvolvimento de um processo educativo crítico e transformador que revele jovens lideranças na UC, com o objetivo de ampliar o engajamento deste público nas questões ligadas a gestão ambiental e ao fortalecimento comunitário. A proposta nasce a partir da percepção por parte da gestão e das lideranças locais de que existe um baixo envolvimento dos jovens nos assuntos comunitários, ligados as atividades tradicionais e a gestão da unidade de conservação.

  Considera-se que os jovens são atores estratégicos e possuem grande potencial transformador, podendo desenvolver ideias e ações inovadoras e sustentáveis. Desta forma, o projeto estimula a busca de alternativas de superação de problemas a partir de uma mescla entre apropriação de conteúdo, encantamento e reconhecimento identitário/cultural, ludicidade, e formação de grupo.

  IMG 8237Os jovens são estimulados a encontrar seus espaços na comunidade e na gestão participativa da UC, estabelecendo canais de diálogo com instituições parceiras do âmbito público e da sociedade civil. Espera-se, como resultado, o empoderamento dos jovens e ampliação do sentimento de pertencimento em relação ao território, além da criação de uma rede entre eles, que busque a promoção de ações protagonistas voltadas para o fortalecimento da gestão participativa na APA Costa dos Corais.

 

IMG 7630

  De forma prática, o projeto Jovens Protagonistas consiste na realização de encontros de jovens para formação e construção coletiva de saberes, nos quais são trabalhadas temáticas estratégicas definidas pelos próprios jovens em diálogo com lideranças comunitárias e gestores. Temas como a história e cultura local, conservação, biodiversidade e organização comunitária são tratados a partir de diversas linguagens lúdicas, visando estimular as múltiplas inteligências existentes no grupo e a construção de uma visão crítica da realidade socioeconômica e ambiental em que vivem.

 

 O projeto se divide em 2 fases, sendo:

Fase 1 – Processo de formação baseado na realização de encontros de jovens com temáticas definidas pelo grupo.

Fase 2 – Orientação do grupo para execução de um plano de ações protagonistas e de intervenção comunitária elaborado e executado pelos jovens.

 

 Na APA Costa dos Corais foram realizadas duas edições deste projeto. Conheça a seguir detalhes sobre cada uma destas edições.

 

Logo Jovens Protagonistas Rota Ecologica

Edição Jovens Protagonistas da Rota Ecológica – APA Costa dos Corais

 A edição do projeto Jovens Protagonistas na Rota Ecológica – APA Costa dos Corais foi realizada entre julho de 2013 e 2014, com a participação de 27 jovens de idades entre 15 e 25 anos, distribuídos nos municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres-AL.

 O projeto realizou encontros quinzenais e possibilitou a participação de representantes do grupo de Jovens em 2 encontros do Fórum Socioambiental da Costa dos Corais; nas Conferências Regional, Estadual e Nacional de Meio Ambiente; em 5 reuniões do Conselho da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais; e na execução de dois projetos de extensão do Instituto Federal de Alagoas.

 Além disso, os jovens foram inseridos no “movimento cidade verde”, que envolvia organizações locais governamentais e da sociedade civil com o objetivo de realizar e monitorar ações ambientais. Entre as atividades realizadas com a participação e apoio dos jovens do projeto, estão os mutirões de limpeza de praia e manguezal, “circuito tela verde” com exibição de filmes ambientais em praças públicas, e realização de brincadeiras e jogos ambientais com público infantil.

 

 

Jovens Protagonistas rota ecologica 2 Jovens Protagonistas rota ecologica 3 Jovens Protagonistas rota ecologica 1

 

 

 

logo jovens pesca melhor resolucao

EDIÇÃO JOVENS PROTAGONISTAS DA PESCA ARTESANAL NA APA COSTA DOS CORAIS

 Ao longo do II Seminário da pesca artesanal da APACC, foi diagnosticada a baixa participação dos jovens nos assuntos que dizem respeito a comunidade, a gestão da UC, e a pesca artesanal. Desta forma, foi levantada a necessidade de desenvolvimento de ações voltadas para este público específico, considerando que estimular a participação jovem e torná-los peças importantes nas engrenagens da pesca artesanal e da organização das comunidades de pescadores é fundamental na busca pela sustentabilidade pesqueira.

 O projeto foi escrito e aprovado no edital 1.4. do GEF-MAR, destinado a projetos de integração com as comunidades.

 Nos dias 9 e 10 de novembro de 2019 foi iniciada a implementação da proposta, com a realização do encontro de construção pedagógica, que teve por objetivo a apresentação da metodologia do projeto e a construção coletiva dos temas e das oficinas lúdicas de apoio pedagógico para cada um dos 10 módulos/encontros que constituiriam a fase 1. A atividade contou com a participação de aproximadamente 30 jovens, lideranças comunitárias e representantes da gestão da APACC.

 

IMG 2806 IMG 2691 IMG 2829

  

Para saber mais sobre o módulo de construção pedagógica da proposta, assista ao vídeo abaixo: 

 modulo1

 

Assista todos os vídeos do projeto: 

playlist

 

De forma resumida, a fase 1 da proposta constituiu-se de:

Jovens Protagonistasda Pesca Aretsanal na APA Costa dos Corais (Fase 1)

Módulo Tema Oficina Lúdica de Apoio Pedagógico
1 A questão Ambiental Artes Plásticas
2 Ecossistemas marinho-costeiro Música (Côco - ritmos e composições)
3 Vida marinha Ciências
4 Áreas Naturais Protegidas Comunicação Social
5 Pesca Desenho e Ilustração
6 Identidade e Território Contação de Histórias
7 Juventude Teatro
8 Turismo Artesanato
9 Cultura e Arte Percussão
10 Formação política e organização comunitária Circo e Palhaçaria

A ação conta com apoio do GEF-MAR, FUNBIO, Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica, além da colaboração do Instituto Yandê, Colônia de Pescadores Z-21 (município de Paripueira), Associação dos Moradores do Distrito de Floriano Peixoto (Ipioca – Maceió), Associação dos Maricultores da Barra de Santo Antônio – Ilha Bela, e Associação dos Jangadeiros Artesanais do município de Barra de Santo Antônio (AJAMBASA).

Cartografia da Pesca Artesanal na Apa Costa dos Corais

Captura de tela 2023-09-04 144741

Saiba mais sobre cada um dos módulos realizados:

 

Nesse encontro o grupo tratou a temática sobre a Questão Ambiental, com a participação dos professores e pesquisadores da área ambiental Roberta Sá L. Barboza, vinculada a UFPA, e Josinaldo Reis do Nascimento (Tio Bill), do IFPA, além da oficina de artes Plásticas, com o artista Maurrício Nunes. O módulo foi realizado no mesmo final de semana da 25º Regata de Jangada a Vela de Barra de Santo Antônio, e uma das atividades propostas, foi a observação da regata com realização de trabalho de campo.

modulo1 1

                                                                             Assista o vídeo do Módulo  

DJI 0004 IMG 8237

 

Nesse encontro os jovens discutiram sobre os ecossistemas marinhos com a participação do Professor Clemente Coelho do Instituto Bioma Brasil e a oficina de abordagem para trabalhar o tema foi com Música, especificamente, com os Mestre Nildo e Geninho do Coco de Roda Alagoano.

 modulo 2

Assita o vídeo do módulo 2

 IMG 7588  IMG 7929

 

 Nesse encontro o grupo tratou a temática sobre Vida Marinha com abordagem da oficina de ciências. O módulo contou com uma visita de campo ao Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas, na condução do professor Dr. Jorge Luiz Lopes. Além da palestra e oficina com os integrantes do Projeto de Conservação Recifal (PCR), da palestra do Analista Ambiental Andrei Cardoso e da oficina de primeiros socorros e resgate de encalhes conduzidas pelo Instituto Biota de Conservação.

modulo 3                                                                            Assista o vídeo do módulo

 

IMG 0145 IMG 9877   IMG 9972

 

A APA Costa dos Corais /APACC realizou, nos dias 14 e 15 de março, o Módulo 4 do Projeto Jovens Protagonistas da Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais. O módulo, que teve o tema “Áreas Protegidas” e contou com uma oficina “Comunicação Social” como instrumento de apoio pedagógico, buscou alinhamento com as diretrizes traçadas na Estratégia Nacional e Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA).

 A analista ambiental Lílian Lindoso, instrutora do módulo de comunicação do Ciclo de Capacitação em Gestão Socioambiental do ICMBio, foi uma das convidadas para ministrar palestra e oficina no módulo. E ainda a comunicóloga Salete Bernardo, Alagoana e produtora cultural da região, foi convidada para apoiar no desenvolvimento da oficina de comunicação, com o foco nas mídias sociais.

 modulo 4                                                                         Assista o vídeo o módulo

IMG 1753 DJI 0007

 

*Com a concretização do cenário da pandemia instaurado, o projeto Jovens Protagonistas da APA Costa dos Corais, assim como várias frentes da gestão socioambiental sofreram reformulações e passaram para os encontros realizados a partir de webconferências pela plataforma Zoom. Dessa forma mantendo com responsabilidade e segurança da equipe e de todos os participantes. A partir do mês de agosto de 2020 (Módulo 5), as atividades do projeto foram iniciadas em seu formato on-line, a programação seguiu com 2 encontros semanais, com cerca de 2h de duração cada, alternando entre encontros com palestrantes, oficinas lúdicas e encontros terapêuticos.

O módulo, que teve como temática geral a questão da pesca, buscou trazer noções que envolvem o assunto, tais como a diferenciação entre pesca artesanal e pesca industrial; o conhecimento do pescador e as diferentes realidades existentes na APA Costa dos Corais, apresentação de resultados do diagnóstico da pesca na APACC e momentos de intercâmbio com lideranças locais da pesca e lideranças do movimento social mais amplo, convidando especialistas da área para apresentarem suas reflexões. Além dos encontros teóricos, houve uma oficina de ilustração, ministrada pelo artista Maurício Nunes, e a realização de encontros terapêuticos conduzidos por uma equipe de psicólogos.

WhatsApp Image 2020-08-31 at 16.42.46 8

WhatsApp Image 2021-03-25 at 12.27.07 2

A programação seguiu da seguinte forma:

Dia 03/08 – Introdução à Pesca e seu contexto na APA Costa dos Corais, com os convidados Andrei Cardoso, Analista Ambiental ICMBio APACC, e Rafael Barboza, Bolsista GEFMAR APACC (Pesca).

https://www.youtube.com/watch?v=kFl1ZOZSWko&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=2

 Dia 10/08 - Histórico e protagonismo das comunidades pesqueiras da APA Costa dos Corais, com os convidados Ana Paula Oliveira – Pescadora, liderança de Barra de Santo Antônio/AL, conselheira da APACC e membro da CONFREM Brasil, e Johnny Lima, Pescador, liderança de Paripueira/AL, conselheiro da APACC e membro da CONFREM Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=yD7y4HS_9is&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=1

 Dia 17/08 - Importância do protagonismo social no manejo dos recursos pesqueiros e de políticas da pesca, com o convidado Prof. Dr. Miguel Accioly, Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

https://www.youtube.com/watch?v=zTHdhyLljpM&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=3

 Dia 24/08 - Movimentos socioambientalistas da pesca artesanal no Brasil e o protagonismo dos jovens, com os convidados Kátia Barros, Assessora Especial da CONFREM Brasil, e Paloma Serafim, Jovem liderança da CONFREM Brasil, Caravelas/BA.

https://www.youtube.com/watch?v=BDyNNoGxihc&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=4

 O Módulo 6 foi estruturado de modo a apresentar diferentes falas sobre o tema da Identidade e Território, tanto sobre a noção de territorialidade na APA Costa dos Corais, como também experiências de outros territórios, promovendo debates acerca de como o reconhecimento dos aspectos ligados a identidade e território podem fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade e seu engajamento nos espaços e processos de participação social na gestão territorial de forma geral, e na gestão ambiental, de forma específica. Além dos encontros teóricos, houve uma oficina de Contação de História, ministrada pela artista e contadora de história Linete Matias, e a realização de encontros terapêuticos conduzidos por uma equipe de psicólogos.

WhatsApp Image 2021-03-08 at 16.03.48 3

 

A programação seguiu da seguinte forma:WhatsApp Image 2021-03-08 at 16.03.48 2

Dia 31/08 – Identidade, Cultura e Territórios Pesqueiros, com o convidado João Campos, pesquisador da UFAL e do Instituto Juruá.

https://www.youtube.com/watch?v=pH77Fm33vwM&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=7

 Dia 08/09 – Mergulhando nas histórias da Pesca da APACC, com o convidado José Ulisses, Analista Ambiental do ICMBio.

https://www.youtube.com/watch?v=GKXTVfR3VTM&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=5

 Dia 14/09 – Eu Sou Marajoara! Cultura, Território e Comunidade, com os convidados Cilene Andrade, Ronaldo Guedes: Associação de Moradores do Pacoval e RESEX Marinha de Soure – Pará.

https://www.youtube.com/watch?v=2j6lCwRzYWA&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=6

 Dia 21/09 – Cambitando por Histórias, com o convidado Régis Curió, compositor e brincante da cultura popular em Ipioca.

https://www.youtube.com/watch?v=tRUMMe6b2nM&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=8

 O módulo, que teve a Juventude como temática, buscando apresentar diferentes redes de fundadas e movidas por jovens que trabalham com a questão ambiental. Além dos encontros teóricos, houve uma oficina de Teatro, ministrada pelo arteiro Olivar Bendelak, e a realização de encontros terapêuticos conduzidos por uma equipe de psicólogos.

WhatsApp Image 2021-03-08 at 16.03.48 5

A programação ocorreu da seguinte forma:WhatsApp Image 2021-03-25 at 12.27.07

Dia 28/09 - Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade / REJUMA, Diego Jim e Nathalia Pessoa - Educadores Ambientais.

 Dia 05/10 - Rede de Jovens Líderes em Áreas Protegidas e Conservadas da América Latina e Caribe / RELLAC Jovem, Bruna Maria Lima Martins - Gerente de Projeto Pesca para Sempre (Rare Brasil) / Luciano Régis Cardoso, Analista em Gestão Participativa no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

https://www.youtube.com/watch?v=MFKSeOTh0y4

 Dia 13/10 - Ecosurf, João Malavolta – Surfista e Educador Ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=k3BAQ49Iavw&list=PL0-XQ2ISdpIi93F6R_mce_enBqX2FbThT&index=9

 

O módulo, que teve o tema Turismo, apresentando diferentes tipos de turismo realizado no território da APA Costa dos Corais, seus conflitos e possibilidades. Como instrumento lúdico, o módulo contou com uma oficina de Artesanato, ministrado pela Mestra Vânia Oliveira, Patrimônio Vivo do estado de Alagoas, além dos encontros terapêuticos com a equipe de psicologia.

WhatsApp Image 2021-03-08 at 16.03.48 6

O módulo teve a seguinte programação:WhatsApp Image 2021-03-25 at 12.27.08 4

Dia 26/10 - Turismo e Conservação Ambiental na APA Costa dos Corais, com Lilian Garcia - Analista Ambiental ICMBio APACC e Manuela Muzzi - Bolsista GEFMAR APACC.

Dia 03/11 - Turismo de Base Comunitária na Associação Rio Mar em Barra de Camaragibe, com Adenice Simões dos Santos, da Associação Rio Mar - Barra de Camaragibe.

Dia 17/11 - Papo de Jovens, com Maria Eduarda, Jovem Protagonista moradora de São Miguel dos Milagres e estudante de Direito.

 

 Vídeo do módulo

 

 

O Módulo 9 teve como tema Cultura e Arte, buscando apresentar as diferentes formas de expressão da cultura na APA Costa dos Corais, bem como seu vínculo com a arte. Além dos encontros online que trouxeram diferentes perspectivas sobre o tema, como parte integrante do Módulo, foi realizada presencialmente, na base do ICMBio, no município da Barra de Santo Antônio, a oficina de percussão com Ritmos da Cultura Popular, ministrada pela Mestra Letícia Santana, uma jovem que participa de movimentos sociais ligados a cultura afro desde criança, e que logo foi reconhecida pela comunidade como mestra do grupo alagoano e percussivo Coletivo Afro-Caeté. Também foram realizados os encontros terapêuticos conduzidos pela equipe de psicólogos que vem acompanhando o projeto.

 WhatsApp Image 2021-03-08 at 16.09.44 WhatsApp Image 2021-03-08 at 16.03.48 9

 O módulo teve a seguinte programação:modulo 09

Dia 23/11 - Percepções da Cultura, com Juliana Barretto - Bolsista GEF-Mar na APAACC, falando sobre noções que envolvem o conceito de cultura, como a transmissão através de gerações, as mudanças e lógicas locais.

Dia 31/11 - Cultura Popular e Movimento Social, Christiano Barros - Antropólogo e Produtor Cultural, através de um panorama histórico do movimento político negro e de manifestações artísticas vinculadas a essa cultura, o palestrante argumentou sobre o potencial transformador da arte e da cultura local.

Dia 07/12 - Um papo sobre as Baianas de Alagoas, com Telma César - Artista e Educadora vinculada a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, a artista apresentou uma das expressões da cultura alagoana, chamada de Baianas, seu histórico, características musicais e falou da sua visibilidade fora do estado de Alagoas.

Dia 14/12 - Papo de Jovens, nesse dia foi feita uma retrospectiva de toda a formação, dos módulos presenciais e dos online. Os jovens falaram dos temas e oficinas que mais agradaram e das expectativas para a próxima fase do projeto. Outro assunto mencionado foi de como eles sentiram importante a continuação da formação nesse período de pandemia.

 

Vídeo do módulo 

Módulo ainda não realizado. Em construção...