Plano de Manejo

NOMEBAIXAR
Plano de Manejo da Apa Costas dos Corais btn down
Histórico da elaboração do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais:

Apos a criação da APA foi criado o Projeto Recifes Costeiros (PRC), em 1998, que recebeu apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa Pew Fellows de Conservação Marinha, que teve como um de seus objetivos apresentar uma Proposta de Plano de Manejo para a UC.

Após varios estudos, que envolveram outros parceiros, como: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (Departamento de Oceanografia), Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste – CEPENE (IBAMA), Universidade federal de Alagoas e outros, foi entregue ao IBAMA (órgão responsável pela gestão de UCs na época), em 2006, uma proposta de Plano de Manejo para a APA Costa dos Corais. 

A proposta não foi integralmente aprovada e em 2010 a elaboração do Plano foi retomada pelos gestores da APA Costa dos Corais, sob gestão do recém criado ICMBio. Foi considerado que o diagnóstico apresentado estava muito adequado, precisando de apenas algumas atualizações (anexos do plano atual) e foram concentrados esforços na elaboração do Planejamento da unidade, mais específicamente o Zoneamento e os Programas de Ação.

Esse processo foi realizado de forma participativa, quando foram realizadas mais de 10 reuniões entre audiências públicas com os atores da unidade, reuniões técnicas com a academia e reuniões do Conselho Consultivo da APA Costa dos Corais.

Finalmente, no dia 1° de fevereiro de 2013 foi publicada a Portaria n° 144 do ICMbio que aprovou o Plano de Manejo da APA Costa dos Corais.