Programa de Voluntariado do PNSB

Voluntários em Trindade na Semana Santa de 2013Voluntários dos Programas de Regularização Fundiária e Comunicação, setembro de 2013Voluntários em Trindade no feriado de Corpus Christi de 2013

 

O Parque Nacional da Serra da Bocaina aderiu ao Programa de Voluntariado do ICMBio em outubro de 2012. Em janeiro de 2017 o Parque Nacional assinou o novo Termo de Adesão ao Programa, conforme Instrução Normativa do ICMBio nº03/2016. A partir dessa assinatura, a Unidade de Conservação retoma as atividades com apoio de voluntários que estavam paralisadas desde o segundo semestre de 2015.

O principal objetivo do Programa de Voluntariado do PARNA Serra da Bocaina é estimular os voluntários a exercerem a cidadania, aumentar a participação da sociedade na gestão do Parque e sensibilizar a população sobre a importância da Unidade para a conservação do meio ambiente.

O Programa de Voluntariado contribui para a solução de parte das limitações de recursos humanos do Parque Nacional, ao mesmo tempo em que promove a integração entre a sociedade e as ações da Unidade de Conservação, sensibilizando e capacitando para atividades ligadas à preservação ambiental.

As vagas para voluntários no PARNA Serra da Bocaina são limitadas e oferecidas em períodos específicos, de acordo com a demanda. Elas são divulgadas via site e facebook do ICMBio e do Parque Nacional.

Confira na tabela abaixo os editais com as últimas vagas disponibilizadas para voluntariado:

 

Edital

Linhas Temáticas

beneficiadas

Inscrições

Resultados da

Seleção

nº 01/2017 Uso Público e Pesquisa  Inscrições encerradas

Lista de selecionados Edital nº01/2017

nº 02/2017  Uso Público

 Inscrições encerradas

 Lista de selecionados Edital nº02/2017