Atributos Naturais

Clima

A temperatura média anual varia entre 20 e 22º na Serra da Ibiapaba (local onde está localizado o Parque Nacional de Ubajara) e em torno de 24 a 26º na depressão periférica. Junho e julho são geralmente os meses de temperatura mais amena. Os meses de outubro e novembro destacam-se como os mais quentes do ano - Saiba mais.

Espeleologia, Paleontologia e Arqueologia

O Parque Nacional de Ubajara é responsável pela preservação e conservação de 11 (onze) Cavernas, onde se desta a Gruta de Ubajara, por ser aberta a visitação. É responsável, também, pela Gruta do Urso Fóssil, a qual conserva o Fóssil de Um Urso - Saiba mais.

Fauna

O levantamento faunístico do Parque Nacional de Ubajara incluiu os grupos Insecta (Ordens Lepidoptera, Coleoptera, Diptera, Hymenoptera, Hemiptera e Homoptera) e vertebrados das Classes Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia. Quanto aos grupos Crustacea (Classe Malacostraca: Ordem Decapoda), Arachnida (Araneae, Opiliones, Amblypygi e Acari) e Mollusca (Ordem Gastropoda: Subclasse Pulmonata) foram realizados apenas levantamentos preliminares, devido ao pequeno número de coletas - Saiba mais.

Geologia

O Parque Nacional de Ubajara, geologicamente é composto pelo Grupo Ubajara, Domínio Coreaú e Formação Serra Grande - Saiba mais.

Geomorfologia

A área do Parque Nacional de Ubajara se enquadra nos domínios da Depressão Periférica Ocidental do Ceará e Planalto da Ibiapaba (Souza, 1988). Este conjunto engloba os anquimetamorfitos do Grupo Ubajara, os quais ocorrem na depressão periférica e continuam na encosta oriental do planalto, recobertos pelos arenitos da Formação Serra Grande - Saiba mais.

Hidrografia/Hidrologia

O Rio Ubajara tem suas nascentes que deságuam no Parque Nacional de Ubajara, o qual tem fundamental importância para o referido Rio, haja vista que as nascentes estão inseridas fora da área e este se responsabiliza em efetuar a filtração da água dos riachos: Gameleira, Cafundó, Gavião e Muribeca - Saiba mais.

Solos

Na área do Parque Nacional de Ubajara não se pode identificar, facilmente, os limites entre as três classes de solo que compõe o planalto da Ibiapaba: Latossolo vermelho-amarelo distrófico; Podzólico vermelho-amarelo eutrófico; e Solos litólicos. Pode se localicar, em certas localidades, manchas ou misturas de mais de um tipo de solo - Saiba mais.

Vegetação

Em se tratando de uma Unidade de Conservação, o Parque Nacional de Ubajara (PNU), se constitui em uma área ecologicamente importante para o Ceará, com uma área de 6.288 ha de exuberantes faixas vegetacionais, onde o primeiro estudo sobre a sua vegetação foi desenvolvido por Fernandes et al (1979). No referido levantamento florístico, os autores assinalaram, nas faixas vegetacionais do Parque Nacional de Ubajara, 283 espécies distribuidas em 83 táxones a nível de família, sendo que 74 foram identificadas por seus binômios e as demais até o táxon genérico. Os grupos taxonômicos mais representativos foram pertencentes às seguintes famílias botânicas: Fabaceae, Caesalpinaceae, Mimosaceae, Asteraceae, Euphorbiaceae e Apocynaceae - Saiba mais.