O que fazemos ?

De acordo com a Lei 9.985, de 18 de julho de 2000 (Lei do SNUC), os Parques Nacionais tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Os objetivos específicos de manejo do Parque Nacional de Ubajara, os quais foram destacados levando em consideração, a modalidade de Unidade de Conservação, ou seja, Unidade de Conservação de Proteção Integral, ou seja:

  1. Proteger amostra da Floresta Úmida (Perenifólia e Subperenifólia) e da Floresta Estacional (Mata Seca) em sua gradiência decidual.
  2. Proteger a diversidade faunística existente nos ambientes cavernícolas, de mata úmida, mata seca e de transição.
  3. Proteger as espécies endêmicas e/ou ameaçadas de extinção do Nordeste brasileiro, existentes na área do Parque Nacional, tais como: Cyathea sp. (samambaiaçu), Colobosauroides cearensis (lagartinho), Tamandua tetradactyla (tamanduá), Puma concolor (onça parda ou suçuarana), Hemitriccus mirandae (maria-do-Nordeste), e Spinus yarrellii (pintassilgo-do-Nordeste).
  4. Contribuir para a proteção dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos), em especial a bacia hidrográfica do rio Ubajara.
  5. Contribuir para a proteção do Planalto da Ibiapaba. 
  6. Proteger a encosta, tendo em vista a sua maior vulnerabilidade aos deslizamentos e outros processos erosivos.
  7. Proteger os afloramentos de rochas calcárias, bem como os ecossistemas cavernícolas e abrigos sob rocha neles existentes.
  8. Proteger os sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos.
  9. Promover a educação ambiental na unidade de conservação, a interpretação ambiental e a recreação em contato com a natureza.
  10. Favorecer, junto às comunidades vizinhas, condições para a educação ambiental visando ao conhecimento e à conscientização em relação aos valores naturais e culturais da unidade de conservação e seu entorno.
  11. Contribuir para o desenvolvimento do ecoturismo regional.
  12. Possibilitar e estimular a pesquisa científica, compatível com os objetivos do Parque Nacional.
  13. Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da microrregião da Ibiapaba.
  14. Favorecer a integração entre as unidades de conservação localizadas na área de influência do Parque Nacional.
  15. Incentivar o aumento de áreas protegidas na região, estimulando a criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
  16. Contribuir para a consolidação do corredor ecológico da encosta da Ibiapaba.

Portanto, considerando o objetivo dos Parques, para os quais foram criados; considerando os objetivos especificos do manejo do Parque Nacional de Ubajara, as suas principais atividades desenvolvidas, são:

Ações Internas

  1. Proteção e Manejo;
  2. Pesquisa e Monitoramento;
  3. Educação Ambiental e Uso Público;

Ações Externas

  1. Controle e Proteção Ambiental;
  2. Conhecimento;
  3. Integração Externa;
  4. Alternativa de Desenvolvimento;
  5. Conscientização Ambiental.

20220327 103231

grt Parque Nacional de Ubajara