Conselho Gestor

O conselho gestor da APA de Cairuçu é um fórum de discussão, negociação e gestão composto por representantes das comunidades, dos povos tradicionais, de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil. Possui um plano de ação, no qual relaciona as atividades a serem desenvolvidas pela equipe da APA, pelas câmaras temáticas, eventuais grupos de trabalho e pelo próprio conselho, sempre buscando a efetividade da gestão participativa.Conselho-gestor

Objetivando a integração da APA com contexto local e regional, o conselho discute diferentes assuntos que afetam a unidade e as comunidades, identificando oportunidades, problemas e conflitos, para os quais propõe maneiras de atuação da gestão. O registro das reuniões, bem como manifestações, recomendações e moções são os documentos que resultam dos diferentes encontros do conselho, câmaras temáticas e grupos de trabalho.

Com periodicidade trimestral, as reuniões do conselho gestor são realizadas preferencialmente nas próprias comunidades de forma itinerante, promovendo o contato dos conselheiros com as diferentes realidades locais. As câmaras temáticas são permanentes e têm uma agenda própria com reuniões extraordinárias, que abordam os seguintes assuntos: água; comunicação e formação; licenciamento ambiental e urbanístico e comunidades e povos tradicionais. Os grupos de trabalho são temporários e se formam a partir de demandas urgentes que não podem ser abordadas pelas câmaras temáticas.

Conselho-gestor2A primeira formação do conselho gestor da APA de Cairuçu foi criada em 4 de dezembro de 2001, por meio da Portaria Ibama nº 180/2001, e sua composição atual é definida pela portaria ICMBio nº 203 de setembro de 2015, cujo regimento interno foi definido pelo próprio conselho.

Conheça mais sobre o estabelecimento de um conselho em unidades de conservação por meio do Guia do conselheiro, publicado pelo ICMBio.