CMA participa do Evento Virtual Comemorativo ao Dia Nacional da Toninha (Pontoporia blainvillei)

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ICMBio/CMA) participou e do "Evento Virtual Comemorativo ao Dia Nacional da Toninha (Pontoporia blainvillei)" no dia 1o de outubro, organizado pelo VIVA Instituto Verde Azul e com a colaboração de outras instituições: GEMARS, Projeto Toninhas, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Baleia a vista, Grupo Ecologia Humana, MAQUA/UERJ, LEC/UFPR, Parceiros do Mar, Instituto Argonauta, Instituto Aqualie e ICMBio/CMA.

 

A iniciativa do Dia da Toninha, foi uma proposta feita por pesquisadores durante a Oficina de elaboração do Plano Nacional para Conservação da Toninha - ICMBio/CMA realizada em 2018. Sendo uma das ações do PAN, o CMA junto ao ICMBio oficializou o dia 1° de outubro como o Dia Nacional da Toninha já no ano de 2019, onde a data foi celebrada pela primeira vez.

 

Esse ano a comemoração, o CMA junto com pesquisadores e conservacionistas brasileiros de várias instituições se uniram para comemorar a data do evento virtual "Webinar: Conhecendo o golfinho mais ameaçado do Brasil". O evento contou com a mais de 16 palestras, que apresentaram sobre a biologia, comportamento, ameaças, pesquisa e conservação das toninhas..

 

A bolsista do CMA, Adriana Miranda, participou da organização do evento que também contou com a participação da coordenadora do Centro, Drª Fábia Luna, com a palestra sobre a importância do trabalho do ICMBio/CMA na criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha, sobre os objetivos e metas esperadas e todas as contribuições que o PAN Toninha traz para subsidiar a conservação da espécie.

 

Eventos como esse auxiliam na conservação da espécie, pois por conta de seus hábitos tímidos se comparado as outras espécies de golfinhos, se torna uma das espécies menos conhecidas. E além de ser o menor golfinho da América do Sul, é classificado, pela Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, o mais ameaçado na categoria de criticamente em perigo "CR".

 

Foto Webinar Dia-da-Toninha