Destaques

06/10/20

CMA comemora Dia das Crianças com ilustrações

Comemorando o Dia das Crianças 

E nada melhor do que uma brincadeira pra comemorar e passar o tempo não é mesmo? Pensando nisso, nós do CMA, iremos fazer uma sequência de ilustrações para colorir representando os mamíferos aquáticos que podemos encontrar por todo litoral brasileiro.

Então vai valer pintar com lápis de cor, giz de cera, tinta guache e quem sabe até digitalmente pelo tablets/IPad (podendo usar um APP de sua preferência ou até mesmo anexar em um bloco de notas).

E se precisar de uma inspiração pode usar nosso Guia como referência ou buscar uma foto pela web, se quiser caprichar mais na pintura. Depois de pintar manda pra gente!!

 

Ilustradora: Adriana Miranda 

 

Encaminhe através do in-box da nossa página: 

facebock – https://www.facebook.com/ICMBioCMA

ou

Instagram – https://www.instagram.com/icmbiocma/

Veja algumas:

Baleia-franca para Colorir Baleia-azul para Colorir 

 

Baixe todas nossas figuras!

Figuras em .JPG,  Figuras em .PNGFiguras em .PDF

06/10/20

CMA publica 2ª Edição do "Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasi"

A 2ª Edição do Guia, agora com dados atualizados e algumas novidades!

A publicação ensina e ilustra as principais diferenças físicas entre baleias, golfinhos e peixes-bois. Além disso, o guia traz hábitos alimentares de cada espécie, principais ameaças às espécies e o mapa de distribuição dos mamíferos no Brasil.

2 edição

 

 

Baixe agora a 2ª Edição

06/10/20

CMA participa do Evento Virtual Comemorativo ao Dia Nacional da Toninha (Pontoporia blainvillei)

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ICMBio/CMA) participou e do "Evento Virtual Comemorativo ao Dia Nacional da Toninha (Pontoporia blainvillei)" no dia 1o de outubro, organizado pelo VIVA Instituto Verde Azul e com a colaboração de outras instituições: GEMARS, Projeto Toninhas, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Baleia a vista, Grupo Ecologia Humana, MAQUA/UERJ, LEC/UFPR, Parceiros do Mar, Instituto Argonauta, Instituto Aqualie e ICMBio/CMA.

 

A iniciativa do Dia da Toninha, foi uma proposta feita por pesquisadores durante a Oficina de elaboração do Plano Nacional para Conservação da Toninha - ICMBio/CMA realizada em 2018. Sendo uma das ações do PAN, o CMA junto ao ICMBio oficializou o dia 1° de outubro como o Dia Nacional da Toninha já no ano de 2019, onde a data foi celebrada pela primeira vez.

 

Esse ano a comemoração, o CMA junto com pesquisadores e conservacionistas brasileiros de várias instituições se uniram para comemorar a data do evento virtual "Webinar: Conhecendo o golfinho mais ameaçado do Brasil". O evento contou com a mais de 16 palestras, que apresentaram sobre a biologia, comportamento, ameaças, pesquisa e conservação das toninhas..

 

A bolsista do CMA, Adriana Miranda, participou da organização do evento que também contou com a participação da coordenadora do Centro, Drª Fábia Luna, com a palestra sobre a importância do trabalho do ICMBio/CMA na criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha, sobre os objetivos e metas esperadas e todas as contribuições que o PAN Toninha traz para subsidiar a conservação da espécie.

 

Eventos como esse auxiliam na conservação da espécie, pois por conta de seus hábitos tímidos se comparado as outras espécies de golfinhos, se torna uma das espécies menos conhecidas. E além de ser o menor golfinho da América do Sul, é classificado, pela Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, o mais ameaçado na categoria de criticamente em perigo "CR".

 

Foto Webinar Dia-da-Toninha

06/10/20

CMA lança protocolo para uso de drones em pesquisa e monitoramento de mamíferos aquáticos

CMA lança protocolo para uso de drones em pesquisa e monitoramento de mamíferos aquáticos
No documento publicado pelo CMA podemos encontrar as legislações e regulamentações referentes ao tema e quais modelos de aeronave e software de pilotagem podem ser utilizados. A publicação também informa os limites de distâncias e alturas que devem ser respeitados durante cada tipo de atividade.

 

O protocolo também aborda temas como o uso dessa ferramenta em trabalho de estimativas populacionais, definição de áreas de uso comparada com outros métodos, a utilização de câmeras termais (sensores termográficos), mapeamento do habitat do peixe-boi-marinho e a possibilidade de realizar diagnóstico clínico não invasivo nos animais. 

 

O material é voltado para profissionais, pesquisadores, instituições e empresas que necessitem fazer o uso dos drones para a pesquisa e monitoramento de peixe-boi-marinho e seu habitat, tendo como prioridade a segurança operacional. Segundo a servidora e coordenadora do CMA, Fábia Luna, o protocolo será de grande importância, pois servirá de ferramenta para todas as UCs e Centros de Pesquisas do ICMBio que possam a vir a utilizar essa ferramenta de conservação e pesquisa.

 

Baixe o manual comleto

 

Matéria 1 - Foto1

02/07/20

"Protocolo Sobre Diagnóstico e Avaliação de Efeitos da Pesquisa Sísmica em Mamíferos Aquáticos"

Acaba de ser publicado o "Protocolo Sobre Diagnóstico e Avaliação de Efeitos da Pesquisa Sísmica em Mamíferos Aquáticos" que através de uma linguagem simples, voltada para publico em geral, estudantes e profissionais da área orientações sobre o diagnóstico e avaliação dos efeitos das pesquisas sísmica em mamíferos aquático.

Faça o donlowad aqui!

Veja essa e outras publicações.

27/05/20

Guia Ilustrado do Comportamento de Peixes-bois

Publicação na área!

"Comportamento De Peixes-bois - Guia ilustrado"

O guia foi elaborado pelo ICMBio, juntamente com pesquisadores de sirênios no Brasil.

O material ilustra os diversos comportamento da espécie, utilizando uma linguagem simples, com ilustrações didáticas sobre o tema, para que o leitor possua uma melhor visualização das atividades dos peixes-bois e uma padronização de interpretação sobre o que está sendo observado.

O "Comportamento de Peixes-bois – Guia ilustrado" aborda orientações de como elaborar a pesquisa que envolva o comportamento de peixes-bois da Amazônia e marinho, desde o planejamento da pesquisa, escolha das metodologias de coleta de dados, identificação do comportamento, interpretação e análise dos resultados.

Baixe agora e conheça mais sobre esses animais incríveis.

Faça o donlowad aqui!

Veja essa e outras publicações.

24/03/20

E ai, bora colorir?

Nesse período em que precisamos estar em casa para nos protegermos e a todos que nos cercam, o ICMBio/CMA disponibiliza ilustrações de alguns dos mamíferos aquáticos que temos no Brasil para que vocês possam pintar e se divertir.
.
Muitas delas foram inspiradas do nosso Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil – ICMBio/CMA também disponível para download, para conhecer mais sobre esses incríveis animais que encantam a todos.

Baixe o Guia
.
Você pode usar nosso Guia como referência ou buscar uma foto pela web, se quiser caprichar mais na pintura. Vale pintar com lápis de cor, giz de cera, tinta guache e quem sabe até digitalmente pelo tablets/IPad (podendo usar um APP de sua preferência ou até mesmo anexar em um bloco de notas).

 

Links para dwonload:

PDF para impressão

Formatos PGN e JPG

 

 

Quando terminar enviem pra gente!!!
.
Um abraço a todos com a certeza que juntos superaremos a COVID-19!!!
.
.
Equipe ICMBio/CMA

Encaminhe através do inbox da nossa pagina no
facebock – https://www.facebook.com/ICMBioCMA ou
Instagram – https://www.instagram.com/icmbiocma/

25/03/20

CMA participa da Edição Especial do Dia da Mulher: as mulheres do ICMBio na conservação da biodiversidade (ICMBio em foco)

O Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos participou da edição especial "Dia da Mulher: as mulheres do ICMBio na conservação da biodiversidade" publicada no ICMBio em foco no dia 13/03/2020.

Leia a edição completa:

Dia da Mulher: as mulheres do ICMBIo na conservação da biodifersidade

25/03/20

CMA participa de Workshop para revisão de status de conservação da toninha.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos (CMA) participou do Workshop Preparatório para Revisão do Status da Toninha (Pontoporia blainvillei) do Comitê Científico da Comissão Internacional Baleeira. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e contou com a presença de pesquisa - dores da América do Sul.

A coordenadora do CMA, Fábia Luna, e o pes - quisador Juan Pablo, bolsista GEFMar, participa - ram do evento que teve como finalidade reunir o máximo de informações possíveis sobre a es - pécie. ''Foram levantadas diversas publicações (nacionais e internacionais) de caráter de estru - tura populacional, estimativa de abundância, pa - râmetros biológicos, ameaças da espécie, ações de manejo e conservação para subsidiar a revisão do status da espécie", informou a coordenadora.

Os pesquisadores elaboraram papers para se - rem submetidos ao Comitê Científico da CIB que, junto com outros artigos já publicados, serão utilizados para embasar a revisão do status da espécie no âmbito da Comissão. Essa revisão é Giulianna Appel realizada por pesquisadores dos diversos países signatários que se reunirão em maio para tratar da toninha e diversos outros assuntos referentes a cetáceos.

SOBRE A ESPÉCIE: A toninha é uma espécie de golfinho endê - mica do Atlântico Sul Ocidental, tendo sua dis - tribuição do Espírito Santo (ES), no Brasil, até a costa norte da Argentina, no Golfo San Matias. As fêmeas adultas medem aproximadamente 1,7 metro enquanto que o macho é um pouco me - nor, mede cerca de 1,6 metro. São os menores golfinhos da América do Sul. Golfinhos são geralmente conhecidos por se - rem animais extremamente carismáticos e bastan - te curiosos, mas a toninha possui personalidade bem mais tímida que seus parentes. Atualmente, também é o golfinho mais ameaçado de extin - ção. Sua classificação na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção é Criticamente em Perigo (CR).

30/01/20

Relatórios de Atividades Anual - 2019

CMA publica relatório de Atividades Anual referente ao período de 2019.

O documento  contém as informações das atividades que o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos - ICMBio/CMA realizou durante o ano de 2019 nas diferentes linhas de pequisa e conservação das espécies.

 

Baixa aqui o documento na integra.