CMA lança protocolo para uso de drones em pesquisa e monitoramento de mamíferos aquáticos

CMA lança protocolo para uso de drones em pesquisa e monitoramento de mamíferos aquáticos
No documento publicado pelo CMA podemos encontrar as legislações e regulamentações referentes ao tema e quais modelos de aeronave e software de pilotagem podem ser utilizados. A publicação também informa os limites de distâncias e alturas que devem ser respeitados durante cada tipo de atividade.

 

O protocolo também aborda temas como o uso dessa ferramenta em trabalho de estimativas populacionais, definição de áreas de uso comparada com outros métodos, a utilização de câmeras termais (sensores termográficos), mapeamento do habitat do peixe-boi-marinho e a possibilidade de realizar diagnóstico clínico não invasivo nos animais. 

 

O material é voltado para profissionais, pesquisadores, instituições e empresas que necessitem fazer o uso dos drones para a pesquisa e monitoramento de peixe-boi-marinho e seu habitat, tendo como prioridade a segurança operacional. Segundo a servidora e coordenadora do CMA, Fábia Luna, o protocolo será de grande importância, pois servirá de ferramenta para todas as UCs e Centros de Pesquisas do ICMBio que possam a vir a utilizar essa ferramenta de conservação e pesquisa.

 

Baixe o manual comleto

 

Matéria 1 - Foto1