“A peixe-boi cinquentona”

Xica no recinto Foto Jeorge G. - CMA-ICMBio

Xica, a fêmea de peixe-boi marinho que morava num tanque na Praça do derby, área central de Recife, chegou aos 50 anos de vida. É o mais velho animal do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio). Capturada ainda filhote na Praia de Ponta de Pedras, município de Goiana, litoral norte de Pernambuco, ela passou sete anos num tanque na Fazenda Tabatinga, na mesma praia, até ser doada á Prefeitura do Recife, em 1970 e virar atração no Derby.

Em 01 de agosto de 1992, após 22 anos de confinamento num recinto de 12 metros de diâmetro e 1,5 metros de profundidade, com água doce, Xica foi levada para o CMA. Quando saiu da praça tinha 2,45 metros e uma deformidade na coluna, porque no tanque raso só conseguia nadar em círculo e no sentido horário. Também possui uma ferida no dorso, que demorou a cicatrizar diante da exposição ao sol. As cicatrizes são visíveis até hoje.

Xica entrou para a história como a primeira peixe-boi a ter filhote em cativeiro no Brasil. Foram três gestações, nos 21 anos de permanência em Itamaracá, sem deixar herdeiros.

Passados 21 anos, Xica cresceu 68 centímetros. Em 1999, quando foi pesada tinha 319 quilos. Na última pesagem, em fevereiro de 2011, tinha aumentado 433 quilos.

O aniversário de Xica será comemorado até o final desse ano. Camisetas, canecas e outras lembrancinhas com estampas da cinquentona são vendidas no CMA. Filme sobre os mamíferos aquáticos são exibidos todos os dias no cinema do Centro, em formato de peixe-boi , das 09:30 as 15:30 hs, a cada 45 minutos. Ao fim das sessões, haverá palestra relatando a história de Xica.