if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
A gestão da Floresta Nacional do Tapajós informa aos visitantes e moradores da Unidade, que a entrada no igarapé do Jamaraquá, na comunidade de Jamaraquá, está proibida.
O mesmo apresenta pouca capacidade de alocação de pessoas, além disso, o de estacionamento de veículos às margens do curso do local e consequentemente a retirada da vegetação que protege a integridade do solo, causa o assoreamento do igarapé.
Além disso, a ponte que sobrepõe o curso d'água não apresenta segurança aos usuários.
A gestão e as organizações comunitárias da Floresta Nacional do Tapajós pedem aos usuários que respeitem a sinalização da área e que procurem os outros atrativos que são oferecidos aos turistas na unidade.
Desrespeitar a proibição de entrada no igarapé pode acarretar penalidades previstas na Lei Ambiental.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), junto à Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do Município de Belterra (SEMAT) e colaboradoes, realizaram campanhas de conscientização dos turistas e frequentadores de praias e igarapés na Unidade de Conservação.
Dentre as orientações repassadas, estão:
- Ao entrar na unidade, dirija-se às bases e identifique-se, leia o Termo de Conhecimento de Risco e, em seguida, assine a folha de controle.
- Respeite as regras e costumes das comunidades.
- É proibida a captura, a coleta, a pesca e o transporte de material biológico da unidade, exceto com prévia autorização do órgão gestor.
- Utilize apenas as trilhas autorizadas com guias comunitários. Procure o responsável pela visita.
- A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso é de 40 Km/h e nas comunidades 20 Km/h.
- Não é permitida a circulação e estacionamento de veículos nas praias e próximo a igarapés.
- Não é permitido acender fogueiras próximo aos igarapés e praias.
- Não é permitida a utilização de som em alto volume para evitar a perturbação da fauna e dos moradores.
- Não deixe lixo nas praias e igarapés.
Fonte: Comunicação ICMBio.
A Floresta Nacional do Tapajós disponibiliza as versões digitais dos Anais do I e II Seminário de Pesquisa Científica da Floresta Nacional do Tapajós (2011 e 2014) contendo todos os trabalhos submetidos e aprovados para o evento.
Anais do I Seminário de Pesquisas Científicas da Floresta Nacional do Tapajós
Anais do II Seminário de Pesquisas Científicas da Floresta Nacional do Tapajós
A Floresta Nacional do Tapajós é uma importante Unidade de Conservação (UC) da natureza localizada na Amazônia, às margens do Rio Tapajós, estado do Pará. Criada em 1974, é a Unidade que mais abriga pesquisa científica no Bioma Amazônia (SISBIO, 2013).
Pesquisa avalia a potencialidade econômica e ambiental do aproveitamento de resíduos florestais da colheita madeireira. Caso tenha viabilidade econômica, o estudo favorecerá a produção de móveis nas comunidades tradicionais da Floresta Nacional do Tapajós que vivem dos recursos naturais da floresta.