Lançamento dos Caminhos da Serra do Mar

Em solenidade no auditório do Parque Nacional da Serra dos Órgãos na noite da última sexta-feira (07), foi lançado oficialmente o projeto “Caminhos da Serra do Mar”, uma caminhada de longa duração que tem como objetivo atravessar os principais pontos da Serra do Mar, contribuindo com o turismo e, principalmente, a preservação. Participaram do evento montanhistas, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, funcionários do PARNASO e outras UC locais.

L1

“Estamos muito felizes, toda a equipe do parque está presente no lançamento deste projeto e envolvida no mesmo. Hoje aconteceu o lançamento oficial, com a estratégia de divulgação da caminhada, que vai favorecer o ordenamento da visitação e a proteção do PARNASO”, explica o Chefe da unidade de conservação Leandro Goulart.

Fabio França, analista da CODVI / ICMBio, destacou a importância do projeto que vai ampliar o acesso não só ao PARNASO, mas a outras unidades de conservação da nossa região. “Os Caminhos da Serra do Mar são uma iniciativa que está muito alinhada a maneira como o ICMBio está vendo a implementação de trilhas, em especial as de longa distância, que  servem para unir as unidades de conservação”, destacou.

L2

Além de ampliar as opções de turismo na região, a presença de caminhantes ajudará na proteção ambiental em locais que, até então, eram frequentadas principalmente por pessoas interessadas em retirar plantas e animais. “A estratégia é que, com o uso púbico e com as pessoas conhecendo mais a unidade, a gente tenha uma efetiva proteção e ordenamento do  local”, pontua Leandro Goulart.

Para Fábio França, outro ponto que merece destaque nesse projeto é a participação de voluntários. “Conservação não se faz só com iniciativas governamentais, oficiais, tem que ser feita em parceria com a comunidade, tanto com praticantes de atividades em ambientes naturais, pessoas que gostam de caminhar, quanto os moradores, os comunitários, todas as pessoas que se envolvem com o que acontece coma comunidade de conservação e seu entorno”.

L3

Caminhantes aprovam

Entre os montanhistas presentes, representantes do Centro Excursionista Teresopolitano, o CET, aplaudiram a criação de mais uma opção turística na região. Carolina Oliveira, vice-presidente da instituição, única filiada à Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, parabenizou a equipe do PARNASO. “Esse projeto tem muito potencial. é muito bacana a iniciativa, a força de vontade, o intuito de fazer a caminhada com mínimo impacto, recuperar os ambientes, é um projeto de vida, é um projeto de amor. Quem faz isso pensando em reestruturar os locais tem o amor também, com certeza tem o apoio de todo mundo”, disse.

O empresário e montanhista Flávio Cupello, que recentemente fez o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, destacou outro ponto importante além do incentivo ao turismo e ampliação da preservação: O crescimento das comunidades que passarão a receber os caminhantes.

O lançamento do projeto contou com o apoio da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, que é uma parceria entre a Conservação Internacional e a Fundação SOS Mata Atlântica que tem o propósito de ampliar a escala de atuação das duas organizações, a partir de uma estratégia comum em favor da conservação do bioma.  A aliança colaborou no lançamento com a confecção das camisas e do folder dos Caminhos da Serra do Mar.

L4

Ao todo, o caminho no núcleo do PARNASO terá 68 km e poderá ser percorrido em até seis dias. Em seus trechos – o Caminho do Ouro, a Travessia Cobiçado x Ventania, a Trilha Uricanal e a Travessia Petrópolis-Teresópolis –, o caminhante poderá contar com sinalização adequada, descrição das trilhas e comprovará sua caminhada com um carimbo em seu passaporte, que deve ser lançado no próximo ano.

Mais informações sobre este audacioso projeto,  copie este link do facebook e cole:

https://www.facebook.com/#!/pages/Caminhos-da-Serra-do-Mar/442326655798587?fref=ts

Matéria: Marcelo Medeiros, Leandro Goulart e Ivan Monteiro

Fotos: Acervo PARNASO