PARNASO possui enorme variedade de Cogumelos: pesquisa do Laboratório de Micologia do Jardim Botânico estuda diversidade na Mata Atlântica

 Os cogumelos gostam de muita umidade, calor e mata fechada. O PARNASO, principalmente no verão, apresenta as condições ideais para o desenvolvimento dos fungos ou cogumelos. Em cada trabalho de campo nas trilhas do parque, os pesquisadores e doutorandos do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Celeste Heisecke e Jaime Duque encontram novidades. "O PARNASO é muito rico, estamos surpresos com a enorme diversidade", exclamou Jaime. Celeste é do Paraguai e Jaime da Colômbia e são orientados pelo professor Aníbal Alves de Carvalho Júnior. Trabalham com macrofungos, realizam a classificação e estudam a sistemática que é a relação entre os próprios fungos. "Cada vez que realizamos a coleta, achamos uma espécie diferente", contou Jaime. Ele estuda o gênero Lactifluus e o objetivo geral de sua pesquisa é conhecer as espécies do Brasil e a avaliar as relações evolutivas entre os próprios cogumelos. Celeste estuda o gênero Leocohagaricus. Utilizam o método da coleta oportunista nas trilhas do parque. O primeiro passo é observar muito bem o solo e vasculhar pelos cogumelos. Quando encontram um cogumelo de interesse fotografam no local e realizam a coleta. No laboratório ou abrigo mais próximo descrevem macroscopicamente o tamanho, a cor, o formato e as características da superfície. Tudo tem que ser muito rápido antes que o cogumelo se decomponha e perda a forma.

Celeste e Jaime

O Instituo Jardim Botânico possui um importante inventário, disponibilizado para os interessados. Existe também a plataforma "Reflora". A pesquisa de campo de Celeste e Jaime exige a observação lenta e detalhada. Eles levam mais de três horas para chegarem no Véu da Noiva na subida do Sino. Os cogumelos diminuem em quantidade com o aumento da altitude e do frio e por isso permanecem nas trilhas mais baixas. "Os cogumelos possuem papéis ecológicos de extrema importância para a circulação dos nutrientes" ressaltou Celeste. Ela alertou para o perigo dos agrotóxicos que podem eliminar fungos importantes.

Leucoagaricus sp cultivado por formigas

"Os cogumelos são essenciais para muitas plantas na obtenção de nitrogênio orgânico e em troca utilizam da fotossíntese das plantas", argumentou Jaime. "Os fungos são pequenos, mas a sua ocorrência é essencial para a disponibilização de recursos, a formação do solo e a paisagem geral da floresta", declarou Celeste. Os pesquisadores explicaram a relevância dos cogumelos para a autoimunidade da natureza. Quando há um desiquilíbrio, uma instabilidade qualquer num organismo ou na natureza como um todo, os cogumelos reagem imediatamente e são importantes indicadores da saúde geral.

Lactifluus sp

Reportagem de Francisco Pontes de Miranda Ferreira – Apoio à Coordenação de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade

Fotos de autoria e cedidas pela equipe de pesquisa