Caminho do Ouro - CSM

Esse trecho do Caminho do Ouro foi aberto pelo sargento-mor Bernardo Soares de Proença, entre 1723-1725, é denominado a "Variante do Caminho Novo" ou "Caminho do Proença" , sendo Patrimônio Cultural tombado pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, em 1984. Sua abertura foi necessária para evitar o extravio de cargas nanavegação fluvial ate o Porto do Pilar, e a aspereza da Serra do Couto, inadequada para grandes tropas de muares. Como consequência, veio também a reduzir em 04 dias o Caminho até as Minas Gerais, em comparação com o "Caminho Novo" aberto por Garcia Rodrigues Paes. Por esse Caminho, aqui onde você está, passou grande parte da produção aurífera rumo à Corte Portuguesa.

Considerado uma "subida árdua em tempos de chuva", o trecho da Serra da Estrela recebeu calçamento a partir de 1802, por ordem de S.A.R.D. João. Graças à sua intensa utilização e à sua localização, foi que o Imperador conheceu a região e decidiu construir um Palácio de Verão para sua família. Da realização desse sonho surgiu o planejamento e a construção da cidade de Petrópolis, a Cidade de Pedro.

"AQUI SE CAMINHA SOBRE A HISTÓRIA".

O Caminho tem a largura média de três braças (6,60m), mede uma légua esetecentos e cinquenta braças de extensão (8.250m), e o seu calçamento foi obra marcante da engenharia colonial, sendo inaugurada em julho de 1809 pelo próprio príncipe regente. Muros de arrimo, calhas de drenagem, aquedutos e ruínas podem ser observados ao longo do trajeto. Pouco antes do Alto da Serra, a calçada encontra o leito da antiga Estrada de Ferro Príncipe do Grão - Pará, dando ao visitante a oportunidade de conhecer o Pontilhão da Grota Funda e mais adiante a Estrada Normal da Estrela, construída por africanos livres e imigrantes germânicos. A beleza da mata bem preservada torna esta caminhada ainda mais deslumbrante. Aproveite as belezas locais e contribua com a sua preservação. 

  • Não deixe nenhum tipo de lixo; Não retire flores ou pedras do lugar; Não acenda fogueiras;
  • Cuidado com animais peçonhentos, cabeça d'água e outros eventos que podem colocar em risco sua integridade;
  • Redobre a atenção em caso de chuva: o piso de pedras presente em quase toda trilha torna-a muito escorregadia.

Esse caminho faz parte da sua história. PRESERVE-O.