Regras Atuais de Visitação - 2021

O ICMBio assumiu a operação da visitação com a contratação de 36 agentes temporários ambientais de apoio ao uso público com início em agosto de 2021 e com a adoção de medidas de maior controle de acesso e ordenamento da visitação.

O Parque Nacional Serra dos Órgãos atualizou algumas regras de visitação e o seu funcionamento. A partir do mês de agosto, o ingresso para as 3 sedes do PARNASO passou a ser gratuito, respeitando-se a lotação diária correspondente às mesmas e o controle de público é dado por ordem de chegada. O PARNASO está desenvolvendo um sistema informatizado para possibilitar novamente o agendamento on-line de visitação.

As 3 sedes (Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim) funcionam das 07h às 16h, de domingo a domingo, inclusive feriados.

Para acesso a parte alta, por questões de segurança e logística, será autorizada a entrada das 07h às 09h. Para o retorno, o ideal é a descida iniciar até 14h. O preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos e Normas (obtido no Guia do Visitante) permanece obrigatório, devendo ser apresentado no Centro de Visitantes para conferência e carimbo.

Sede Teresópolis

Parte Baixa = 500 pessoas/dia (bosques, cachoeiras, poços - Beija-flor / Ceci e Peri / Dois irmãos / Tarzan / Castelo, e trilhas - Estrada da Barragem/Circuito Juçara/Trilha da Primavera/Trilha Mozart Catão/Trilha 360/Trilha Cartão Postal/Trilha Suspensa).

Parte Alta = 100 pessoas/dia (Atrativos com acesso pela trilha da Pedra do Sino)

Estacionamento = 150 veículos/dia

Sede Petrópolis

Parte Baixa = 300 pessoas/dia (bosques, cachoeiras, poços - Paraíso/ Paraíso 2/ Bromélias/ Ducha/ Primatas, Gruta do Presidente/ Véu da Noiva/ Andorinhas).

Parte Alta = 100 pessoas/dia (Trilha do Morro do Açu e seus atrativos, como o Portais de Hércules).

A sede de Petrópolis não possui estacionamento para veículos.

Sede Guapimirim

300 pessoas/dia (bosques, cachoeiras, poços - Verde/ Preguiça/ Mãe D'agua/ Ponte Velha/ Capela/ Caninana, e trilhas - Circular/ Mãe D'agua/ Capela).

Estacionamento = 150 veículos/dia

OBS: Atingida lotação máxima das 3 sedes, o portão não será reaberto.

A oferta de novos serviços de apoio à visitação ocorrerá ainda em 2021, buscando o incremento de oportunidades de lazer, recreação e conexão com a natureza, neste que é um dos mais belos Parques Nacionais do Brasil.