AGENDAMENTO CAMPING/PERNOITE - MARÇO A MAIO 2024

A partir do dia 19/02/2024, o ICMBio dará início ao agendamento de pernoite no PARNASO para o mês de MARÇO, ABRIL E MAIO DE 2024, com entrada a partir de 5 de março e saída até 3 de junho de 2024.

DEVIDO AO FERIADO DO DIA 29/03, O FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO NÃO ESTARÁ DISPONIVEL A PARTIR DE 28/03, RETORNANDO PARA AGENDAMENTO NO DIA 01/04.

 

ATENÇÃO

Obs.1: Este formulário é para agendamentos no mês de MARÇO a MAIO com saída até o dia 03/06/2024.

Obs.2: No 22 de abril (segunda-feira), o parque estará aberto para visitação e agendamento.

 

O AGENDAMENTO ONLINE É ETAPA OBRIGATÓRIA PARA O PERNOITE NO PARNASO.

ATENÇÃO

Obs.1: Para quem for realizar a atividade de montanha em 1 dia sem pernoite (Travessia, Açu, Sino e etc.), não é necessário o agendamento, porém há regras. - maiores informações acesse o Guia do Visitante

Acesso às montanhas do Complexo Dedo de Deus - acesse Guia do Visitante

Obs.2: Banheiros da parte alta fechados, o PARNASO torna obrigatório o uso de KIT COLETOR DE DEJETOS (Shit Tube) para acondicionar as fezes excretadas durante a atividades na parte alta (pernoite) e depois, levadas para fora do Parque - saiba mais em ORIENTAÇÕES

Obs.3: Para o mês de junho e os meses subsequentes, a liberação do agendamento será avaliado de acordo com as condições da unidade

PERNOITE NOS CAMPINGS DAS SEDES TERESÓPOLIS E GUAPIMIRIM

Serão disponibilizdas 15 vagas para pernoite em cada camping - Jaguatirica (sede Teresópolis) e Araçari (sede Guapimirim).

As visitas para acesso à parte baixa com pernoite, só poderão iniciar às 07h com limite de entrada até às 16h.


PERNOITE NOS CAMPINGS DA PEDRA DO SINO E MORRO DO AÇU

Serão disponibilizadas 60 vagas para pernoite em cada camping (Morro do Açu e Pedra do Sino).

As visitas para acesso à parte alta com pernoite, só poderão iniciar às 07h com limite de entrada até às 16h.

TRAGA SUA BARRACA. OS ABRIGOS NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA PERNOITE.

Verifique a disponibilidade de vagas para o dia pretendido no CALENDÁRIO DE VAGAS. Este indicará o esgotamento de vagas para cada dia e sua atualização ocorre conforme é realizado preenchimento das vagas e ou cancelamento de agendamento, em dia útil - clique aqui

  • GUIA COM REGISTRO PROFISSIONAL ATIVO, QUANDO EM TRABALHO DE CONDUÇÃO DE VISITANTES, NÃO PRECISA AGENDAR SEU PERNOITE, BASTA APRESENTAR SUA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO ACESSO COM O GRUPO GUIADO.

  • CLUBES EXCURSIONISTAS, QUE TENHAM AGENDADO PERNOITE NA PARTE ALTA  COM SOLICITAÇÃO VIA E-MAIL PARA COORDENAÇÃO DE USO PÚBLICO, É OBRIGATÓRIO APRESENTAR IDENTIFICAÇÃO DE SÓCIO DO CLUBE NO ACESSO À SEDE.

APÓS O AGENDAMENTO, A ENTRADA NO PARNASO PARA PERNOITE DEVERÁ OCORRER ENTRE 07H E 16H DIARIAMENTE.

Devido à grande demanda, será utilizado como critério de ordenamento a data/hora de envio do formulário e ordem crescente de data de início da visita.

As atividades com duas pernoites terão prioridade de autorização em relação aos formulários agendados para o segundo dia de pernoite.

Exemplo: Os formulários para Travessia Petrópolis-Teresópolis ( 1°pernoite no Açu e 2° pernoite no Sino) agendados pro dia 1, terão prioridade de autorização sobre os formulários de agendamento de pernoite no Sino para o dia 2.

1 ♣ O agendamento de vaga é individualizado por CPF ou passaporte (em caso de estrangeiros). Esse direito é individual e não pode ser transferido para outra pessoa.

2 ♣ Não trabalhamos com lista de espera. Não realizamos substituição ou inclusão de visitante, data e atrativo.
Não realizamos correção de formulário por erro do solicitante.

3 ♣ As vagas canceladas irão retornar ao rol geral, sendo essas, ocupadas pelos formulários analisados dentro do período de agendamento.

Exemplo: Vagas canceladas dia 09, retornam ao rol geral, e as mesmas serão ocupadas pelos formulários enviados no período do dia 08 às16h até o dia 09 às 10h.

3.a ♣ O cancelamento de agendamento não é automático.
Caso o visitante já possua uma autorização de acesso e deseja realizar a atvidade em outra data, atrativo e ou sentido, o mesmo deverá solciitar o cancelamento antes de nova solicitação de agendamento.

4 ♣ Atenção ao preenchimento do formulário, ele deverá ser preenchido corretamente conforme requisitado. Qualquer informação incompleta ou divergente com o solicitado, será desconsiderado.

5 ♣ O período de agendamento, a partir de 26/02, funcionará da seguinte forma:

  • Segunda-feira a partir de 16h até 10h de terça-feira.
  • Terça-feira a partir de 16h até 10h de quarta-feira.
  • Quarta-feira a partir de 16h até 10h de quinta-feira.
  • Quinta-feira a partir de 16h até 10h de sexta-feira

O link para o formulário não estará disponível fora dos horários informados.

6 ♣ A análise e autorização são etapas não automatizadas realizadas por pessoas. Portanto, devido ao grande volume de solicitações, o agendamento deverá ser submetido com antecedência mínima de 7 dias úteis ao dia pretendido da visita, contando a partir do dia seguinte ao envio do formulário.

EXEMPLO: para visita em um sábado, o formulário deverá ser enviado até a terça-feira anterior.

7 ♣ A abertura do link para envio do formulário ocorrerá na seguinte data e hora: 19/02/2024 - 16:00h (Horário de Brasília)→ abertura do link para agendamento.

8 ♣ Período aceito para o agendamento de visitas:

AS SOLICITAÇÕES DEVERÃO TER DATA LIMITE DE SAÍDA DO PARNASO ATÉ 03/06/2024.

9 ♣ Cada formulário comportará até 5 visitantes, no qual serão informados os dados individuais de cada um e que serão conferidos na Portaria durante o acesso ao PARNASO.

SE O SOLICITANTE FIZER PARTE DA VISITA, ELE DEVE SE INSERIR NA RELAÇÃO DE 05 VISITANTES.

10 ♣ O envio do formulário não garante o agendamento da visita, o qual está condicionado à disponibilidade de vagas que respeitará a ordem de recebimento do formulário e ficará registrada em Processo. Aguarde o e-mail de confirmação.

11 ♣ No caso de desistência de visita agendada, por favor informar com antecedência de 7 dias, o que possibilitará que outras pessoas consigam fazer uso da vaga.

12 ♣ Banheiros da parte alta fechados, sendo obrigatório o uso de KIT COLETOR DE DEJETOS (Shit Tube).

13 ♣ NÃO serão agendados pernoites com acesso (data de início) nas SEGUNDAS-FEIRAS.

13 ♣ Para realizar o CANCELAMENTO do agendamento autorizado, faça a solicitação respondendo o e-mail recebido de AUTORIZAÇÃO DE ACESSO (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

__________________________________________________________________________________________

ANTES DE IR, SAIBA QUE:

Os campings do PARNASO têm ficado com espaços ociosos devido à desistência de visitação não informada pelo interessado. Por favor, informe com antecedência de 7 dias sua desistência, o que possibilitará que outra pessoa consiga fazer uso da vaga.

Preencha o Termo de Conhecimento de Risco e Normas (acesse aqui) antecipadamente e agilize a sua entrada. Esses documentos serão enviados na resposta de confirmação para o e-mail informado na sua solicitação.

Em caso de menores de idade no grupo, para o acesso deverá ser preenchido o Termo de Autorização. Ele será enviado na resposta de confirmação para o e-mail informado na sua solicitação.

O ICMBIO NÃO POSSUI SERVIÇO OU EQUIPE DE RESGATE. NÃO SE COLOQUE EM RISCO. PLANEJE SUA VISITA DE FORMA SEGURA INCLUINDO EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA CADA ETAPA E CONSIDERE A CONTRATAÇÃO DE UM GUIA. EM CASO DE EMERGÊNCIA, LIGUE 193.

Para uma melhor experiência e sua segurança, assista ao vídeo abaixo com informações, dicas e orientações de equipamentos, regras e conduta adequada no interior do PARNASO: @parquenacionaldaserradosorgaos

  • Utilize apenas as trilhas demarcadas, os atalhos são proibidos e causam grande dano à conservação da trilha.
  • O acampamento está autorizado somente nas áreas demarcadas.
  • Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas e nem porte de garrafas de vidro no PARNASO.
  • Não é permitido fazer fogueira, cortar ou levar vegetação, o que configura crime ambiental. bem como portar armas brancas.
  • Leve todo o lixo produzido durante sua visita para fora do PARNASO.
  • O ICMBio não realiza coleta de lixo na montanha.
  • O banheiro externo de cada abrigo estará fechado para uso.


PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO - CLIQUE AQUI


Maiores informações - Guia do Visitante
Conheça mais sobre o PARNASO clicando nas abas à esquerda da sua tela.

E-mail para atendimento: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
T
elefone para atendimento: (21) 97896-2463