PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

Chefia

  • Ernesto Bastos Viveiros de Castro, Analista Ambiental, Biólogo, Chefe.

Analistas Ambientais

  • Carlos Alexandre Fortuna, Analista Ambiental, Arqueólogo.
  • Ernesto Bastos Viveiros de Castro, Analista Ambiental, Biólogo.
  • Gabriel Dreyfus Weibert Cattan, Analista Ambiental, Biólogo.
  • Isabela Deiss De Farias, Analista Ambiental, Bióloga.
  • Jorge Luiz do Nascimento, Analista Ambiental, Biólogo.
  • Márcio Soares Rabello, Analista Ambiental, Biólogo.
  • Marcus Machado Gomes, Analista Ambiental, Sociólogo-Biólogo.
  • Priscila Maria da Costa Santo, Analista Ambiental, Geógrafa.


Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO

Sede Teresópolis - administração
Sede Guapimirim
Sede Petrópolis

Mudanças na Gestão


Após 4 anos vinculado a outras áreas protegidas reunidas em um núcleo de gestão integrada o Parque Nacional da Serra dos Órgãos voltou a ter uma gestão focada.

A decisão do ICMBio se deve à importância do PARNASO, seu papel estratégico na promoção do contato da população com a natureza, demandas relacionadas a pesquisas científicas e monitoramento da biodiversidade, entre outras ações.
A integração com a gestão de outras unidades de conservação federais, estaduais e municipais se dará através da recriação do Mosaico Central Fluminense, estrutura prevista na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação que foi criada em 2006 e cancelada por decreto em 2019.

Para coordenar o trabalho de reestruturação do PARNASO, o ICMBio trouxe de volta o analista ambiental Ernesto Viveiros de Castro, que reassume a chefia do parque após 12 anos em outras posições no ICMBio. Ele foi chefe do parque entre 2004 e 2011, quando a unidade de conservação foi ampliada, teve sua estrutura de uso público reforçada (com construção dos centros de visitantes, abrigo do Açu e ampliação da Trilha Suspensa), o conselho consultivo instituído, os encontros de pesquisa e educação ambiental anuais e plano de manejo publicado. "O foco inicial será fortalecer a equipe de gestão, recuperar estruturas de uso público e promover um amplo debate com o conselho e a sociedade sobre o parque que queremos, incluindo a reavaliação de projetos de concessão de serviços que causaram conflitos recentes", diz Ernesto.