if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS (PARNASO) ASSISTA O VIDEO DO PARQUE
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.
Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do paÃs, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileiras. (Conheça um pouco mais da história do parque)
É um dos melhores locais do paÃs para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os nÃveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessÃvel até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no paÃs.
Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municÃpios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamÃferos, 103 de anfÃbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
* Quando for visitar as Sedes do Parque, baixe o mapa de Trilhas abaixo, para sua melhor orientação
Sede Teresópolis Sede Guapimirim Sede Petrópolis