EIA RIMA para a duplicação da BR 101 em Sooretama ES

Representantes da concessionária ECO 101 e técnicos da empresa CONCREMAT responsáveis pelos estudos de impactos ambientais da duplicação da rodovia sobre a biodiversidade da Reserva Biológica de Sooretama - ICMBio se reuniram pela primeira vez com gestores e técnicos da UC para apresentação da proposta inicial do plano de trabalho para elaboração do EIA RIMA.

O encontro era bastante esperado, tendo em vista que desde fevereiro de 2005 o tema da duplicação da BR 101 no ES vinha sendo acompanhado a distância pela UC, com a participação expontânea de algum representante da unidade quando divulgado nos meios de comunicação para tratar do assunto.

Uma das preocupações dos gestores dizia respeito a falta de abordagem sobre a questão ambiental nos encontros realizados na região sempre observados por algum representante da UC, principalmente sobre os projetos previstos para a rodovia, especialmente do trecho que corta a Reserva Biológica, um importante remanescente da Floresta de Tabuleiros que é cortada num trecho de 5 km pela BR 101.

Em 2005 num dos principais encontros realizados em Vitória, o workshop Modal Rodoviário do Espírito Santo, no Hotel SENAC, Ilha do Boi, foram debatidos diversos aspectos sobre a concessão da rodovia para a iniciativa privada, dentre eles o plano da área federal para o Espírito Santo, programa de concessão de rodovias federais,  principais gargalos para a manutenção das rodovias do estado, benefícios da concessão para a iniciativa privada, projeto de concessão da BR 101 divisas com o RJ até a divisa com a BA e parâmetros do programa de exploração de rodovias, sem nenhuma menção sobre as possíveis interferências sobre as áreas protegidas ao longo do trecho a ser privatizado.

Cópia 1 - Cópia      Os prejuízo sobre a diversidade biológica remontam ao período dos grandes desmatamentos na região centro leste do estado do Espirito Santo, iniciados na primeira metade do século passado e posteriormente pelas grandes obras de drenagens de áreas alagadas situadas a jusante da área protegida. A construção, asfaltamento e inauguração em 1970 da BR 101 Norte, cortando a Reserva Biológica de Sooretama num trecho de 05 (cinco) quilômetros no sentido sudeste/nordeste é considerado atualmente a princ.ipal ameaça à intgridade biológica da reserva, por se tratar de uma obra executada sem os devidos instrumentos para proteção da biodiversidade. Apesar dos grandes beneficios da obra para o desenvolvimento da região, seus efeitos negativos tem sido observados pelas constantes mortes por atropelamentos de animais silvestres, que se aventuram a atravessar a pista, além do isolamento de alguns grupos de animais.