Destaques

11/04/17

Seja Voluntário do CEPTA/ICMBio

Programa de Voluntariado do CEPTA estará com inscrições aberta a partir de 17 de abril, para o período 2017-2019. Veja os detalhes do Programa de Voluntariado.

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA O PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO CEPTA/ICMBIO – EXERCÍCIO DE 2017-2019

Local: Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais - CEPTA/ICMBio - Pirassununga/SP

Início do Programa Voluntariado/CEPTA: A partir de 17 de abril de 2017.

LINHA TEMÁTICA: PESQUISA E MONITORAMENTO

1) LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO DE RIVULÍDEOS BRASILEIROS ANUAIS (EM IMPLEMENTAÇÃO).

JUSTIFICATIVA: Formação de pessoas capacitadas a trabalhar na conservação de rivulídeos ameaçados de extinção em cativeiro, que poderão cooperar no desenvolvimento e na plena implementação do Laboratório de Conservação de Rivulídeos Brasileiros Anuais quanto à manutenção e manejo especifico das diversas espécies contempladas pelo PAN Rivulídeos contribuindo assim com a conservação "ex-situ" das espécies ameaçadas.

Público: Graduando ou graduado nas áreas de ciências biológicas e/ou agrárias.

Habilidades necessárias: Ter afinidade com o manejo de peixes dulcícolas em cativeiro (aquários).

Nº de Voluntários (vagas): 02

Carga horária de trabalho (em horas): 20 (vinte) horas semanais.

Contato: Analista Ambiental Luiz Sergio Ferreira Martins

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (19) 3565 1299 - Ramal 222

2) INVENTÁRIOS E LEVANTAMENTOS FAUNÍSTICOS E FLORÍSTICOS QUE POSSAM SUBSIDIAR O ATENDIMENTO E DAS DEMANDAS DAS ÁREAS TEMÁTICAS LIGADAS À PROTEÇÃO E MANEJO SUSTENTÁVEL DO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL E/OU OUTRAS ÁREAS TEMÁTICAS AFINS, DENTRO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CEPTA.

JUSTIFICATIVA: Dispor de inventários e levantamentos na micro-bacia do Córrego da Barrinha, localizada no CEPTA/ICMBio, Pirassununga/SP, das espécies da ictiofauna e de invertebrados aquáticos, da fauna silvestre, nativa, com ênfase para as espécies ameaçadas de extinção, e da fauna exótica, doméstica e/ou domesticada, com ênfase nas espécies invasoras e/ou nocivas, que demandam controle ou erradicação;

Dispor de inventários e levantamentos na micro bacia das espécies da mastofauna, terrestre e/ou alada, herpetofauna e avifauna, residente ou visitante, com ênfase para as espécies ameaçadas de extinção, da fauna doméstica e/ou domesticada, com ênfase naquelas invasoras ou com potencial de dano ao ambiente, às espécies silvestres ou à saúde pública;

Dispor de inventários e levantamentos na micro bacia das espécies da flora silvestre nativas, florestais e não florestais ameaçadas de extinção, raras e/ou endêmicas, daquelas com potencial de uso na medicina e daquelas exóticas ou domésticas que demandem controle ou erradicação.

Público: Graduandos ou graduados, ativos ou aposentados, nas áreas de biologia, botânica, engenharia florestal, engenharia ambiental, engenharia agronômica e outras áreas afins;

Nº de Voluntários (vagas): 04

Carga horária de trabalho (em horas): de 08 a 20 horas semanais.

Contato: Analista Ambiental Francisco de Assis Néo.

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone de contato: (19) 3565 1299 - Ramal 216

3) ATIVIDADES RELACIONADAS A PESQUISA TAIS COMO: REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS, TREINAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES QUE AUXILIARÃO NA MANUTENÇÃO DIÁRIA DOS ORGANISMOS E DOS AQUÁRIOS ASSIM COMO NOS PROCEDIMENTOS DE LABORATÓRIO.

JUSTIFICATIVA: Obter o transcriptoma das espécies A. altiparanae bem como os genes-alvo ligados a efeitos da microcistina; entender o desenvolvimento de patologias hepáticas ligadas a exposição à microsistina, por meio de estudos histológicos qualitativos e quantitativos e associar dados de morfologia à expressão gênica visando a identificação de padrões ligados a contaminação por microsistina.

Nº de Voluntários (vagas): 06

Carga horária de trabalho (em horas): 20 horas/semana.

Público: Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação na área de biológicas e exatas.

Contato: Analista em Desenvolvimento Regional Maria Regina Gonçalves de S. Soranna

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone de contato: (19) 3565 1299 - Ramal 305

4) LABORATÓRIOS DE BIOTECNOLOGIA, ICTIOGENÉTICA E LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO DE PEIXES

JUSTIFICATIVA: Desenvolver protocolos de Implante de células germinativas em espécies de peixes ameaçados de extinção, bancos genéticos "ex situ"; participar de atividades relacionadas a propagação artificial e larvicultura de espécies ameaçadas de extinção.

Nº de Voluntários (vagas): 20

Carga horária de trabalho (em horas): Vinte (20) horas semanais

Público: Pesquisadores e alunos de Iniciação Cientifica, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado

Habilidades necessárias: Estar desenvolvendo pesquisa na área temática Biotecnologia Aplicada a Conservação de Peixes Continentais e Estudo da Fisiologia reprodutiva e desenvolvimento de espécies de peixes continentais ameaçados de extinção.

Contato: Analista Ambiental Dr. José Augusto Senhorini.

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone de contato: (19) 3565 1299 - Ramal 215

5) LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DE PEIXES/LAPE-CEPTA

JUSTIFICATIVA: Gerar informações científicas para subsidiar programas de manejo visando à conservação da ictiofauna dulcícola in situ e ex situ.

Nº de voluntários (vagas): 2 manhã – 2 tarde e 4 em horário à combinar - total: 8

Carga horária de trabalho (em horas): 15 horas semanais.

Período de trabalho: a partir de um mês.

Público: Universitários cursando ciências biológicas ou áreas afins e profissionais/pesquisadores da área de ciências biológicas ou afins.

Contato: Analista Ambiental Drª Maria Rita de Cáscia Barreto Netto

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone de contato: (19) 3565 1299 - Ramal 321

Os candidatos interessados deverão encaminhar e-mail para "O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.", ou para o Analista Ambiental responsável pelas atividades no programa, informando a área de interesse com justificativas, contendo no máximo 10 linhas e, após análise e seleção, comparecer para entrevista pessoal com os responsáveis pelas respectivas áreas no seu local trabalho.

Obs:- Informações no site www.icmbio.gov.br/cepta e pelo link http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/IN_03_2016_VOLUNTARIADO.PDF ou pelo telefone (19) 3565-1299, ramais 305 ou 308.

16/09/16

Estudo realizado no CEPTA é premiado em reunião científica

Mais uma pesquisa envolvendo parasitologia de organismos aquáticos é publicada com apoio do CEPTA.

15/09/16

PAN do Baixo Iguaçú: terceira etapa de elaboração concluída

CEPTA realiza reunião de elaboração do Plano de Ação Nacional do Baixo Iguaçu.