Foto: ICMBio

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO

Floresta Nacional do Tapajós

II Seminário de Pesquisa Científica

Foto: ICMBio

Aproveitamento de Galhos

Leia Mais
  • Segunda-Feira

    Parcialmente Nublado

    31 °C

    20 °C

  • Terça-Feira

    Parcialmente Nublado

    32 °C

    21 °C

Santarém - PA

  • Sábado

    Pancadas de Chuva a Tarde

    28 °C

    24 °C

  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    31 °C

    22 °C


A FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS

A Floresta Nacional do Tapajós é uma importante unidade de conservação da natureza localizada na Amazônia, mais precisamente às margens do Rio Tapajós, na região do estado do Pará.

Criada em 1974, é a unidade de conservação federal na categoria de floresta nacional que mais abriga pesquisa científica no país – 65 pesquisas em 2013 (SISBIO, 2014).

Com aproximadamente 527.000 hectares – mais de 160 quilômetros de praias – a unidade apresenta grande diversidade de paisagens: rios, lagos, alagados, terra firme, morros, planaltos, floresta, campos, açaizais, etc...

A cobertura florestal fortemente preservada, o Rio Tapajós com suas águas verdes e mornas, e a enorme beleza cênica da região tornam Floresta Nacional do Tapajós uma das unidades de conservação mais visitadas na região norte do Brasil.

Além das qualidades ambientais a Floresta Nacional do Tapajós também apresenta expressiva riqueza sociocultural, representada por aproximadamente 500 indígenas da Etnia Munduruku, divididos em três aldeias – Bragança, Marituba e Takuara.

Essa riqueza cultural também é representada pelos mais de 5000 moradores tradicionais – populações ribeirinhas com hábitos culturais próprios – que vivem em 25 comunidades na região, desde antes da criação da unidade.

Parte dessa população – tradicionais e Indígenas – realiza manejo florestal sustentável em uma área especialmente reservada para esse fim – com menos de 5% da área total da unidade. Esse manejo é referencia de sucesso no Brasil e América Latina.

Hoje a Floresta Nacional do Tapajós é uma das unidades conservação da natureza mais prosperas e protegidas da Amazônia, com grande diversidade de atividades – inclusive esportivas – entre elas a mais importante maratona de selva do planeta "JUNGLE MARATHON".

Finalmente, agora que você conhece um pouco mais da Floresta Nacional do Tapajós, aproveito a oportunidade para convida-lo a conhecer – pessoalmente – esse incrível pedaço da Amazônia!

Cordialmente,

JOSÉ RISONEI ASSIS DA SILVA

Chefe da Floresta Nacional do Tapajós – ICMBio