ICMBio promove a recuperação da restinga no Parque Nacional da Serra da Bocaina

Depois Trindade
O projeto de recuperação de áreas degradas (Prad) dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina teve início em 2020 e abrange áreas no alto da serra da Bocaina, que somam 55 ha, e uma área de 7ha na Praia do Meio e Caixa d'Aço, em Trindade, Paraty/RJ. O projeto tem como objetivo a restauração da vegetação nativa nesses locais, promovendo a retirada de árvores de espécies invasoras, especialmente pinus (Pinus elliottii), amendoeira (Terminalia catappa) e hibisco (Malvaviscus arboreus), e o plantio de espécies nativas.

Ao longo de milhões de anos as plantas nativas evoluíram em seus ambientes e hoje se encontram em equilíbrio com a flora e fauna local. As espécies exóticas invasoras, como a amendoeira e pinus, geram um grande desequilíbrio no ecossistema, pois impedem que a biodiversidade da área se estabeleça, comprometendo assim os processos ecológicos naturais.

Para que a vegetação nativa possa ser restaurada, essas espécies exóticas, principalmente as invasoras em unidades de depois trindade - regenerandoconservação, devem ser manejadas. Em Trindade, a retirada das amendoeiras e hibiscos está ocorrendo principalmente na faixa de areia da Praia do Meio e Caixa d'Aço, que compreende o terreno de marinha.

Ressalta-se que a supressão de árvores na Praia do Meio será realizada de forma gradual. Nesta fase do projeto, estão sendo retiradas apenas as árvores jovens e aquelas consideradas mortas. Está previsto o plantio de espécies nativas para a substituição das árvores suprimidas, intercalado com a aplicação de outras medidas de restauração ecológica previstas no Prad e em consonância com o processo de estruturação e implementação do Parque Nacional Serra da Bocaina em Trindade.

De responsabilidade da Eletronuclear, este Prad visa atender à condicionante ambiental nº 2.1.9.4 da Licença de Operação (LO) nº 1217/2014 - 1ª retificação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) emitida pelo IBAMA.

Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (24) 3371-3056.

NGI ICMBio Paraty

Fotos:  NGI ICMBio Paraty (à esquerda: praia após retirada das amendoeiras; à direita: regeneração natural e plantio de espécies nativas).