PARNA de Ubajara comemora 55 anos e estabelece metas para 2014

O Parque Nacional (Parna) de Ubajara, no Ceará, completou nesta quarta-feira (30), 55 anos de criação. A data foi celebrada com uma caminhada às 06h30 da manhã, partindo da Igreja São Francisco até o Cruzeiro do Parna, onde aconteceu uma celebração religiosa, lembrando as procissões da via sacra, realizada pelos católicos. A comemoração incluiu também caminhadas ecológicas no decorrer do dia, visitação à Gruta de Ubajara, premiação do melhor slogan do aniversário do parque, apresentações culturais e uma sessão solene na Câmara Municipal de Ubajara no início da noite.
Recentemente, o Parque realizou sua primeira reunião ordinária do ano do seu Conselho Consultivo, onde foi apresentado o novo gestor da Unidade de Conservação (UC), o analista Gilson Luiz Souto Mota - que agradeceu a oportunidade de estar novamente à frente da UC, já que ele foi chefe de 2004 a 2007. Na reunião ainda foram discutidos temas relevantes para a gestão do Parque, tais como Plano de Proteção para 2014, proposta de implantação da Parceria Público-Privada, critérios e período de Contratação da brigada de combate a incêndios florestais da UC, bem como os preparativos da Unidade para a Copa do Mundo além do intercâmbio com o Conselho Consultivo do Parque Nacional de Sete Cidades/PI.
O parque
Criado pelo Decreto Federal nº 45.954 de 30 de abril de 1959, o Parque Nacional de Ubajara abrange uma área de 6.271 hectares. Formado por uma área úmida que recobre os paredões abruptos da serra, em meio ao semi-árido nordestino, a grandiosidade de sua natureza apresenta beleza cênica indescritível através de suas cachoeiras, das formações rochosas e dos morros calcários, além da gruta de Ubajara que foi escavada pela erosão nas rochas há milhões de anos.
Vinculada à Coordenação Regional 5 (CR5) do ICMBio, a UC apresenta características ímpares para pesquisas, por conter em espaço tão próximo dois ecossistemas bem diferentes: um ambiente de considerável ocorrência de chuvas e um ambiente semi-árido: a Caatinga.
Entre os principais atrativos turísticos do Parna está o passeio de teleférico, que oferece não apenas uma visão panorâmica da Caatinga, como também leva à entrada da Gruta de Ubajara – uma das maiores do Brasil, repleta de formações rochosas esculpidas pela água que escorre das paredes há milhões de anos.
O parque oferece ainda caminhadas em três trilhas: a da Samambaia, com extensão de aproximadamente 3 km, que dá acesso ao mirante; a do Circuito das Cachoeiras, que passa pelas cachoeiras do Cafundó (permitido banho) e do Gavião; e a Ubajara/Araticum, que passa pela gruta de Ubajara, com percurso de 7 km